Guarapuava esteve entre os municípios que conquistam troféus no Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Ao todo, foram homologadas 186 iniciativas oriundas de 59 municípios. Destas, 41 foram contempladas. Guarapuava emplacou dois importantes projetos, o GeoGuarapuava, e o Saúde Digital (com os serviços Inteligência Artificial na Triagem e Monitoramento, e Teleconsulta).  

Entre as tecnologias adotadas recentemente está o veículo inteligente da Mapzer, responsável por mostrar pontos críticos ou indicar futuros problemas por meio da inteligência artificial.

“Desta vez, dois projetos nossos foram contemplados no Prêmio Gestor Público Paraná. A Saúde Digital é referência para todo o País. Nossas filas de espera foram praticamente zeradas desde a implantação deste sistema. Gestores de outras cidades vêm a Guarapuava para conhecer sobre o funcionamento do nosso sistema de saúde. Quanto ao GeoGuarapuava, este é um sistema de suma importância para nossa cidade, pois é a partir da verificação, análise e aplicação desses dados que podemos planejar novas obras e direcionar os investimentos em diversos setores de infraestrutura do nosso município. São mais de cinco mil visitas mensais ao portal. De maneira intuitiva e totalmente interativa, as pessoas podem acessar e conhecer as mais diversas questões no Município, principalmente no que diz respeito a aspectos geográficos e de empreendimentos, como a construção civil e abertura de novas ruas e condomínios, por exemplo“, sublinha o prefeito, Celso Góes.

Dentre as funções do veículo de IA que integra outras iniciativas do GeoGuarapuava, estão a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, objetos e materiais em locais impróprios, bem como, o descarte irregular de lixo. Os equipamentos detalham, com precisão, onde estão placas fora de padrão ou danificadas e contêineres quebrados. “A Mapzer tem realizado um trabalho de sucesso em conjunto com o município desde julho. De lá pra cá muitos problemas já foram resolvidos. Inclusive, nos últimos meses com as fortes chuvas, a gestão da cidade tem utilizado a tecnologia de forma estratégica para monitorar também o acúmulo de lixo como estão galhos, entulhos, móveis e outros objetos”, explica o gestor comercial da Mapzer, Paulo Tumasz Junior.

De acordo com o secretário de Planejamento de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o reconhecimento é resultado de um trabalho em equipe e de investimentos em tecnologia por parte da administração municipal.  “No que diz respeito à Secretaria de Planejamento e ao CEPLUHG, temos muito a comemorar. É gratificante notar que todos os envolvidos na administração do Município estão empenhados e trabalhando em perfeita harmonia. A interação entre todas as Secretarias, essa presença com novas ideias e visões, sob a liderança do prefeito Celso Góes, demonstra que nossas ações são pensadas e desempenhadas sempre com foco na população. É pelas pessoas de nossa cidade que esses projetos saem do papel, ganham forma e se concretizam como benefícios e melhorias. Termos duas de nossas Secretarias premiadas na 11ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná nos dá ânimo para continuarmos com nosso trabalho e aperfeiçoarmos cada vez mais nossa maneira de agir. Tornar a cidade cada vez mais digital e moderna, vai além de uma simples tendência, é uma necessidade”, evidenciou Paulo Dirceu. 

A tecnologia da startup brasileira já opera em municípios de norte ao sul do país, com cobertura de 100% da área urbana e prazos que variam de acordo com a especificidade de cada região: demanda, relevo, trânsito, dia da semana.

Com informações e imagens da Mapzer


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: