O Ministério da Defesa (MD) tem uma lista de conjunto de aeronaves e sensores aprovados para realizar aerolevantamentos, o que dá a entender que, se o conjunto que você utiliza está nessa lista, ele está automaticamente aprovado para fazer parte dos recursos materiais da sua empresa na hora de fazer a inscrição no MD. E, caso ele não esteja, você não vai poder utilizá-lo. Mas, na prática, não é isso que acontece…

Qualquer conjunto sensor/drone pode fazer parte dos recursos materiais da sua empresa perante o Ministério da Defesa. O que vai dizer se ele vai servir ou não é o preenchimento do Laudo Técnico para Atividades de Aerolevantamento com uso de RPAS, uma planilha Excel fornecida pelo Ministério da Defesa, conhecida popularmente como Laudo de Calibração de Sensor.

Este é o documento mais importante a ser apresentado ao MD. É através dessa planilha que a sua empresa comprovará a capacidade de realizar aerolevantamentos com a acuracidade exigida pelo MD. A acuracidade exigida é muito alta. O erro não pode ultrapassar o valor do GSD utilizado no projeto, o que é muito difícil de se atingir.

Para conseguir essa precisão, deve-se fazer um voo de aerolevantamento específico para tal, com montagem de um campo de calibração, implantação de pontos de apoio e check, altura de voo e padrão de recobrimento voltados totalmente a este objetivo, parâmetros muito superiores ao de um aerolevantamento convencional.

Se não for feito dessa maneira, o laudo de calibração não “fecha”. Não vai aparecer o termo “aceitável” na planilha Excel e não servirá para ser apresentado ao Ministério da Defesa.

Mas aí você vê que o seu conjunto sensor/drone faz parte da lista dos conjuntos aprovado e acha que está dispensado de apresentar o Laudo de Calibração… Não está!

Mesmo que seu conjunto faça parte da lista, você terá que apresentar o Laudo de Calibração. Então, prepare-se pois a montagem do campo de calibração, a realização do voo e o preenchimento do laudo costumam atrasar a inscrição das empresas no Ministério da Defesa. Esta atividade depende de vários fatores, como o clima, achar uma área adequada e a disponibilidade de tempo para realizar o voo.

Assessoria para inscrição no MD

Sou diretor da Albatroz Brasil Drones e presto assessoria para inscrição de empresas de aerolevantamento no Ministério da Defesa desde abril de 2021, tendo perto de 50 empresas para as quais presto assessoria já inscritas no MD.

Se você quer economizar tempo e dinheiro para inscrever sua empresa, eu sou a pessoa certa para lhe ajudar. Pode me chamar no WhatsApp, que é o meio mais rápido para entrar em contato comigo.

Se quiser conhecer melhor o meu trabalho, dê uma olhada nesta matéria que publiquei em março de 2022.

Espero por você!

*Floriano Peixoto
Tel. e WhatsApp: 13 99131 0575
Email: albatrozbrasildrones@hotmail.com

Pesquisador, projetista, construtor e piloto de aeronaves experimentais tripuladas desde 1980. Aeromodelista desde 1974. Pesquisador, projetista, construtor e piloto de ARP – Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) desde 2013, com apoio da UNISANTA – Universidade Santa Cecília, em Santos (SP). Em 2020 recebeu o título de Membro Honorário da FAB, junto com seu filho Ricardo Borges, por relevantes serviços prestados à Base Aérea de Santos, com a utilização de RPA.


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço