O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou durante a Caravana Federativa do Ceará, em Fortaleza, na última quinta-feira (7/12), o Programa Censo Demográfico para a Gestão Pública, um conjunto de cursos da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE para formação de gestores públicos em dados e estatísticas de pesquisas oficiais tendo por base o Censo Demográfico de 2022. As inscrições poderão ser feitas a partir de abril de 2024, no site do IBGE, e o curso, inteiramente online, tem previsão de início em maio.

“O programa tem a perspectiva de facilitar e viabilizar que gestores e técnicos municipais possam se apropriar das informações do Censo 2022 para fins do próximo ciclo do planejamento plurianual e para definir as políticas públicas da melhor forma” explica Paulo de Martino Jannuzzi, coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (Ence), acrescentando que “os cursos vão permitir aos gestores públicos conhecerem melhor as características econômicas, da base produtiva, e do mercado de trabalho para projetos de desenvolvimento local e de planos de fortalecimento da questão ambiental na agenda pública municipal”.

A finalidade do “Censo Demográfico para a Gestão Pública” é multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira nos próximos anos. Os temas incluem políticas sociais como Educação, Saúde, Habitação, estratégias de desenvolvimento econômico, geração de emprego e inclusão produtiva, e ainda projetos de desenvolvimento sustentável, manejo e proteção ambiental.

Ao todo, serão 142 horas de conteúdos divididos em quatro cursos autoinstrucionais de natureza conceitual, aplicada e instrumental, e uma oficina de formação de multiplicadores para técnicos e gestores de municípios e estados do Brasil. Os interessados poderão selecionar os cursos separadamente, ou cursar o Programa, visando uma formação mais completa.

A ENCE estima que o programa possa capacitar cerca de 30 mil pessoas do Brasil inteiro. Além de gestores públicos municipais e estaduais, os cursos também têm como público-alvo técnicos da rede capilarizada do IBGE, organizações da sociedade civil, membros de conselhos de políticas públicas, professores e pesquisadores.

Para Ana Carolina Soares Bertho, coordenadora de treinamento e aperfeiçoamento da ENCE, disponibilizar esse programa de capacitação é uma questão de democracia. “As informações produzidas pelo IBGE são todas públicas e estão acessíveis, de forma gratuita, para qualquer pessoa que queira baixá-las e utilizá-las, mas muitos não sabem disso. O que queremos com esse programa é democratizar o acesso a essas informações estatísticas e geográficas, permitindo que técnicos e gestores públicos as utilizem em seu dia a dia”, conclui Ana Carolina, durante o lançamento do Programa na Caravana Federativa, que realiza nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8, sua sexta edição em Fortaleza (CE), com participação do IBGE.

A seguir, o conteúdo do programa “Censo Demográfico para a Gestão Pública” da ENCE:

  • O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico (20hs)

Introdução às pesquisas realizadas pelo IBGE, como o Censo 2022.

Familiarizar com os tipos de dados coletados e a importância das informações para a elaboração de políticas públicas municipais.

  • Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico (30hs)

Relação entre os dados do Censo Demográfico e o desenvolvimento econômico municipal.

Utilizar os dados demográficos para promover o crescimento econômico e a sustentabilidade, a partir de situações-problema.

  • Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas (30hs)

Relação entre os dados do Censo Demográfico e a elaboração de políticas públicas municipais.

Utilizar os dados demográficos para identificar problemas, definir prioridades e desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida, a partir de situações-problema.

  • Conceitos e aplicações do Denso Demográfico para o desenvolvimento sustentável (30hs)

Relação entre os dados do Censo Demográfico e o desenvolvimento sustentável municipal.

Utilizar os dados demográficos para promover políticas públicas que considerem o meio ambiente e as gerações futuras, a partir de situações-problema.

  • Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE (32hs)

Elaboração de diagnósticos específicos em casos concretos de uso das informações estatísticas nas políticas públicas, sob a mentoria de um especialista.

Exemplos de atividade:

  • elaboração de diagnósticos para o Plano Plurianual municipal, com base em dados do sidra;
  • preenchimento de planos municipais setoriais de saúde, educação e assistência municipal;
  • elaboração de diagnósticos específicos como trabalho infantil, atraso escolar, analfabetismo de adultos, gravidez na adolescência etc.;
  • desafios de combate às fake news municipais com base em dados do IBGE;
  • uso de ferramentas adicionais de consulta e disseminação de informação geoestatística do IBGE;
  • planejamento de oferta de oficina em âmbito microrregional para multiplicação do conhecimento para técnicos, conselheiros e sociedade da área de atuação do participante.

Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE

Para encerrar as edições das Caravanas Federativas em 2023, uma iniciativa do Ministério das Relações Institucionais, o IBGE lançará um curso especial voltado aos gestores públicos.

Na Caravana Federativa Ceará, foi lançado o curso Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE, curso inédito gratuito para gestores públicos, com carga horária de 8 horas, pela plataforma de EAD da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (ENCE/IBGE).

O curso será ministrado pela Escola Virtual ENCE/IBGE. Podem participar gestores municipais e estaduais, entre os quais: prefeitos (as), secretários (as), legisladores, assessores e auxiliares de diversas áreas, como: administração, jurídica, saúde, educação, segurança, agricultura, entre outras. É exigido o ensino médio dos participantes.

O objetivo é preparar os gestores públicos para uso das ferramentas de inteligência do sistema SIDRA (Sistema IBGE de recuperação automática), uma plataforma que permite a realização de diferentes pesquisas, geração de gráficos, cartogramas e quadros, entre outras possibilidades. A elaboração pode ser realizada a partir do próprio estado, município ou região, por meio de cruzamentos de dados e indicadores, aproximando os gestores do conhecimento do seu próprio território, bem como permitindo a realização de pesquisas automáticas, com resultado online, a partir de demandas próprias e desafios da gestão pública.

Além da plataforma SIDRA, neste curso o IBGE mostrará diversos canais do portal, com indicadores econômicos, sociais, de saúde ou de agricultura, além de produtos que estão disponíveis para download gratuito de forma digital ou com baixo custo, em casos de obras impressas. São mais de 500 divulgações e eventos gratuitos por ano, em sua maioria com transmissão pela internet.

O curso Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE nasceu da necessidade de levar informações e serviços diretamente aos estados e municípios, o que é a base das caravanas federativas, uma iniciativa do Ministério das Relações Institucionais, sempre com a participação do IBGE, que em cinco edições realizou mais de 600 atendimentos nos seus espaços dentro da Caravana.

O curso terá cerificado da ENCE, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, que há mais de 70 anos um centro de excelência com cursos de graduação, mestrado e doutorado, com as melhores classificações da CAPES, bem como na área internacional, tendo formado milhares de gestores e pesquisadores.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2024 pela Loja Virtual do IBGE: https://loja.ibge.gov.br

Obs: As inscrições serão encerradas quando alcançado o número máximo de alunos (1000).

Serão duas turmas online, com 500 vagas cada uma, dias 01 e 02 de fevereiro de 2024, com dois módulos, sendo o primeiro das 8h às 12h, e o segundo das 14h às 18h.

Após encerramento das inscrições, os participantes serão informados sobre os dias de aula de suas respectivas turmas.

Com informações e imagens do IBGE


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: