A Advanced Technologies Security & Defense (AdTech), startup brasileira de soluções inovadoras para monitoramento e vigilância, e a AL Drones, empresa especializada em certificação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), obtiveram o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o Harpia, um drone de asa fixa de alto desempenho e longo alcance. O certificado foi emitido em 31 de maio de 2023.

Com o CAVE, a aeronave poderá voar a uma altura máxima de 8.200 pés (2.500 metros) e com alcance máximo de 218 quilômetros da estação de pilotagem remota. Esses são os maiores limites autorizados para uma aeronave não tripulada civil no Brasil, abrindo uma nova indústria com drones de grande desempenho e gerando inúmeras oportunidades para operadores civis e públicos.

O certificado permite à AdTech, detentora do CAVE, realizar com o Harpia voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), ou seja, além da linha de visada visual do piloto. Isso confere à aeronave a possibilidade de voar a mais de 200 quilômetros do piloto remoto, que pode acompanhar continuamente os parâmetros da RPA durante seu voo totalmente automatizado, com a possibilidade de assumir o controle quando necessário. As operações devem ser feitas sobre áreas rurais, distantes de terceiros, e com propósitos de pesquisa e desenvolvimento.

O Harpia é um drone de Classe 3 com 4 metros de envergadura e 1,96 metro de comprimento, e pode atingir até 150 km/h. Equipado de um motor à combustão, a aeronave é lançada por um lançador e seu pouso é realizado por paraquedas com o auxílio de um airbag. A segurança, aliás, é um aspecto muito forte do equipamento, que conta com sistemas de anticolisão redundantes, e piloto automático avançado, que reduz a carga de trabalho requerida do piloto.

“Com seu grande desempenho, o Harpia é indicado para atividades de defesa e segurança pública, patrulhamento de fronteiras, busca e salvamento de embarcações no mar e em áreas remotas, além de monitoramento florestal e ambiental, prevenindo queimadas, grilagem e desmatamento. Todos esses mercados carecem da certificação BVLOS e de voo acima de 400ft para serem explorados. Graças ao trabalho dos engenheiros da AL Drones, podemos testar esse protótipo neste escopo de voo mais sofisticado e assim confirmar as vantagens do Harpia para essas todas essas missões”,

comenta o Cel R1 Marcos Venício, CEO da AdTech

A obtenção do CAVE do Harpia é, portanto, um marco para o setor de drones profissionais no Brasil. Com ele, a AdTech poderá empregar a aeronave em diversas missões de pesquisa e desenvolvimento para evoluir o projeto e, futuramente, poder operar comercialmente no contexto BVLOS, dentro dos diversos segmentos que podem usufruir das qualidades técnicas do Harpia.

O projeto envolveu um trabalho rigoroso da AL Drones junto à equipe da ANAC para demonstrar a segurança da operação com a aeronave. Foram apresentados documentos como análise de falhas, descrição técnica da aeronave e estação de pilotagem remota, desenhos técnicos e manual de operações. Além disso, o projeto contou com ensaios e desenvolvimento tecnológico para o cumprimento dos requisitos para voo além do alcance visual e acima de 120m de altura.

“A obtenção desta Autorização é um divisor de águas para o setor de aeronaves não tripuladas. A RPA civil com maior desempenho já autorizada pela ANAC para voos BVLOS e acima de 120m de altura abre uma nova dimensão para o desenvolvimento da indústria de ponta no Brasil”,

afirma Lucas Florêncio, cofundador da AL Drones.

A emissão de CAVE é prevista no Requisito E94.503 do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC-E N°94 e o processo ocorre de acordo com os requisitos da Instrução Suplementar IS N° E94.503-001 Rev C. Esse processo também é fundamental para tornar o ambiente dos drones profissionais ainda mais seguro e escalável, atingindo um número maior de empresas e segmentos econômicos.

Além do esforço conjunto entre AL Drones e AdTech, a ANAC esteve presente em cada etapa do processo, dedicando sua equipe de engenharia para guiar o cumprimento dos requisitos de segurança para voos além do alcance visual.

“Esta conquista é resultado do esforço conjunto entre AL Drones, AdTech e ANAC. Os voos BVLOS e acima de 120m de altura abrem novas oportunidades para uso do Harpia, em sua máxima capacidade operacional. O apoio e orientação dos engenheiros da ANAC foram fundamentais para o sucesso do projeto”,

ressalta o cofundador da AL Drones, André Arruda

A AL Drones já conduziu outros processos para a emissão de CAVEs para drones de diversos portes e aplicações. Recentemente, por exemplo, obteve junto com o Grupo DR1 o CAVE do DJI Matrice 30T para inspeções de poços de petróleo da PRIO. Além de já ter concluído a Autorização de Projeto de outros 10 modelos na ANAC, o que é o próximo passo do Harpia.

Com uma equipe de engenheiros e pilotos com experiência na indústria aeronáutica, a AL Drones transportou o conhecimento e os processos de segurança da aviação tripulada para o mundo dos drones. Desde 2017, a empresa já obteve marcos importantes do setor, como a primeira autorização BVLOS do Brasil, e agora dá mais um passo com aeronaves de grande desempenho rumo a uma aviação não tripulada que entrega cada vez mais para a sociedade.

Mais informações: www.aldrones.com.br


Saiba mais: A AL Drones está confirmada na feira DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP)


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: