De acordo com um novo relatório de pesquisa da empresa de análise de IoT Berg Insight, prevê-se que o mercado global de soluções de agricultura de precisão cresça de 3,1 bilhões de euros em 2022, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 11,4 por cento, para atingir cerca de 5,2 bilhões de euros em 2027. Um conjunto de tecnologias é aplicado nas práticas de agricultura de precisão, que visam gerenciar variações no campo para maximizar a produtividade, aumentar a produtividade e reduzir o consumo de insumos agrícolas. Embora soluções como orientação automática e monitoramento e controle de máquinas por meio de monitores integrados sejam hoje tecnologias convencionais na indústria agrícola, a telemática e a tecnologia de taxa variável (VRT) ainda estão nos estágios iniciais de adoção. A interoperabilidade entre soluções continua a ser um desafio, embora as iniciativas para fornecer protocolos comuns e estrutura linguística para a partilha de dados estejam registrando progressos.

A maioria dos grandes fabricantes de equipamentos agrícolas tem hoje operações relacionadas à agricultura de precisão com estratégias variadas. Os principais fornecedores de soluções para agricultura de precisão incluem o maior fabricante mundial de equipamentos agrícolas, Deere & Company, seguido pelos fornecedores de tecnologia de precisão Trimble, Topcon Positioning Systems, Raven Industries e Hexagon. Os principais fabricantes de insumos, como BASF, Bayer, Corteva Agriscience e Syngenta, entraram no mercado principalmente por meio de aquisições e se concentram no fornecimento de ferramentas de mapeamento e suporte à decisão com o objetivo de otimização de insumos e maximização de rendimento. Um grupo de empresas emergiu como líder no mercado nascente de sistemas de sensores em campo. Estes incluem Semios, Pessl Instruments com sua marca METOS, Davis Instruments e Sencrop.

A passagem da automação para a autonomia é o próximo passo na evolução da indústria agrícola. “Embora a autonomia a nível de componentes tenha sido explorada por vários fabricantes, as operações agrícolas autônomas a nível de equipamento estão agora em ascensão”, disse Veronika Barta, analista de IoT da Berg Insight. Hoje, os fabricantes de equipamentos originais estão desenvolvendo máquinas autônomas, como tratores sem condutor e robôs plantadores de sementes. Os drones agrícolas são o segmento mais avançado, realizando operações autônomas utilizando câmeras multiespectrais, sensores LiDAR e algoritmos de rota. Imagens aéreas para monitoramento de culturas são a área de aplicação mais comum, seguida por operações de pulverização de produtos químicos para proteção de culturas. A navegação por satélite, os sensores, a inteligência artificial e a aprendizagem automática serão os principais facilitadores dos equipamentos autônomos no futuro da agricultura.

Baixe o folheto do relatório: IoT Applications in the Agricultural Industry


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: