Em uma iniciativa conjunta, representantes da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) visitaram, na última terça-feira (16/1), o Centro Regional de Porto Velho (CR-PV), com o propósito de aprimorar os mecanismos de combate a queimadas com ajuda de inteligência artificial.

A proposta central dessa colaboração é desenvolver um ChatBot, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para interagir com usuários, integrando dados provenientes da plataforma Painel do Fogo, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Espera-se que a nova funcionalidade forneça informações em tempo real, contribuindo para uma resposta mais ágil e assertiva por parte das autoridades competentes.

O gerente regional de Porto Velho, Caê Moura, expressou otimismo com a parceria, destacando a importância do Painel do Fogo para monitorar eventos de fogo e combater as queimadas de forma eficiente.

“Estamos entusiasmados em explorar essa tecnologia e colaborar com a Setic para o desenvolvimento de uma ferramenta baseada em inteligência artificial que contribuirá para nossos esforços conjuntos na preservação da Amazônia.”.

Durante a visita, detalhes técnicos e operacionais foram discutidos, ressaltando a necessidade de alinhar esforços para maximizar os benefícios dessa iniciativa. Delner Freire, superintendente da Setic, avaliou a parceria como um passo decisivo na busca por soluções tecnológicas avançadas para a proteção da Amazônia.

“Este esforço conjunto demonstra o comprometimento do Estado na proteção ambiental. Ao explorar a tecnologia por meio do ‘Painel do Fogo’ ambas as instituições fortalecem o compromisso mútuo na preservação da Amazônia.”.

A expectativa é que essa colaboração resulte em um projeto inovador, alinhado com as demandas ambientais e tecnológicas contemporâneas. Essa integração entre a Setic e o CR-PV enfatiza a importância da cooperação para enfrentar desafios ambientais urgentes, como os incêndios florestais.

Com informações e imagens do Censipam


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: