A DJI Agriculture, líder mundial em inovação na agricultura através da tecnologia com drones, e a AL Drones, líder no Brasil em consultoria de certificação para drones profissionais, conquistaram a Autorização de Projeto Voluntária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para os modelos T20P, T30 e T40 da família DJI Agras, especializada em aplicação aeroagrícola. Esse é um marco no setor de drones profissionais no Brasil, já que é a primeira certificação aeronáutica obtida pela DJI fora da China, onde opera sob o regulamento da Administração da Aviação Civil da China (CAAC, na sigla em inglês).

A Autorização de Projeto Voluntária assegura que o projeto respeita as diretrizes de segurança previstas pela ANAC, alinhadas com o mercado internacional de drones agrícolas, e publicadas na Instrução Suplementar IS N° E94.5-001 Rev A. Além disso, a autorização recomenda uma estrutura de suporte para operação e manutenção das aeronaves, o que garante segurança e tranquilidade adicionais aos operadores e clientes.

A cerimônia que selou a Autorização dos modelos da DJI ocorreu de forma online em 27 de dezembro de 2023, com participação de representantes da fabricante chinesa, da AL Drones e da ANAC.

A AL Drones foi a responsável por conduzir o processo de Autorização de Projeto dos drones da família DJI Agras, que no Brasil são os mais utilizados para operação de pulverização agrícola, como aplicação de fertilizantes ou pesticidas, semeadura e espalhamento de outros insumos agrícolas. Os modelos DJI Agras T20P, T30 e T40 auxiliam a agricultura tecnológica para benefício de toda a sociedade, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Para obter a Autorização, o processo contou com o engajamento dos engenheiros da ANAC para avaliação e conferência da documentação. Nesse sentido, alguns itens foram rigidamente analisados, como Análise de Segurança Operacional, assegurando critérios previstos na metodologia SORA (Specific Operations Risk Assessment), publicada pela JARUS (Joint Authorities for Rulemaking on Unmanned Systems) e EASA (European Union Aviation Safety Agency). Com isso, foram garantidas mitigações adequadas de projeto contra cenários de Fly-Away (saída do volume autorizado), e automatismos de proteção contra diferentes cenários de falha.

“Este é um marco para o setor, em que o maior fabricante de drones civis do mundo, a DJI, conquistou uma Autorização tríplice para os três modelos da família Agras. Essa conquista atesta o elevado padrão de qualidade dos modelos DJI Agras e o suporte de excelência fornecido pelo fabricante no Brasil, seguindo os critérios preconizados pela ANAC”,

destaca o cofundador da AL Drones, André Arruda.

O DJI Agras T20P se destaca por ser leve e ágil e ter um custo atraente para os operadores. Ele pode transportar uma carga útil de pulverização de até 20 kg e uma carga útil de dispersão de até 25 kg. O DJI Agras T30 eleva a carga para até 30 kg de substâncias para pulverização e 35 kg para dispersão. Já o DJI Agras T40, o topo de linha da família, consegue transportar uma carga útil de 40 kg para pulverização e 50kg para dispersão.

“A Autorização concedida para os modelos DJI Agras T20P, T30 e T40 marca uma nova era no setor de drones agrícolas. A partir de agora, os operadores podem estar assegurados que seus modelos de drone seguem as diretrizes de segurança da ANAC e possuem suporte diferenciado por parte dos representantes locais”,

complementou o cofundador da AL Drones, Lucas Florêncio.

Matheus Mestrinelli, coordenador de certificação da AL Drones, destacou que “em estreita colaboração com o corpo técnico da DJI, a equipe assumiu a responsabilidade de demonstrar, por meio de relatórios técnicos e análises de segurança, que os modelos Agras T20P, T30 e T40 cumprem com todos os requisitos estabelecidos pela ANAC. A obtenção da Autorização de Projeto Voluntária é resultado desse esforço conjunto e evidencia a dedicação dos envolvidos em atender os mais altos padrões de segurança da indústria de aeronaves não tripuladas.”

A AL Drones e a DJI já vêm trabalhando em parceria desde 2021, liderando a certificação de Drones aeroagrícolas no Brasil. Além disso, as empresas se mantiveram engajadas ativamente durante todo o processo de consulta pública e elaboração da nova regulamentação ANAC para operação aeroagrícola com drones, que a partir da Resolução nº 710, reclassificou os drones utilizados em aplicação de agrotóxicos e afins, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes como drones Classe 3, independente do peso, desde que respeitando a distância para terceiros e operando VLOS ou EVLOS até 120 metros sobre o solo.

A resolução flexibilizou a entrada de novos modelos de maior porte no Brasil para uso na agricultura, e possibilitou os drones da DJI serem utilizados em seu máximo potencial seguindo os mais altos padrões de segurança para operações aeroagrícolas, com a Autorização de Projeto da ANAC.

Sobre a DJI

Desde 2006, a DJI lidera inovações em drones civis que permitiram muitos indivíduos decolarem pela primeira vez, visionários tornarem sua imaginação em realidade, e profissionais transformarem completamente sua forma de trabalho. Com espírito focado em soluções orientadas e curiosidade genuína, a DJI expandiu suas ambições ao setor agrícola.

Em 2012, a DJI iniciou pesquisa e desenvolvimento com drones de agricultura e em 2015 estabeleceu a DJI Agriculture. A DJI Agriculture é comprometida com o desenvolvimento da inovação, eficiência e soluções sustentáveis para aprimorar a produtividade agrícola. Com produtos em operação em mais de cem países ao redor do mundo, a DJI Agriculture empoderou mais de 10 milhões de usuários profissionais com soluções agrícolas inteligentes.

Para mais informações, acesse:
Website: https://ag.dji.com/ 
Facebook: https://www.facebook.com/DJIAgriculture/
Twitter: https://twitter.com/DJIAgriculture
YouTube: http://www.youtube.com/c/DJIAgriculture

Sobre AL Drones

A AL Drones é líder em certificação de drones no Brasil. A empresa fornece serviços de engenharia e consultoria dedicados a drones profissionais. Impulsionada pelo poder transformador dessa tecnologia, a AL Drones trabalha para expandir as operações das aeronaves não tripuladas no país. A empresa atingiu as primeiras autorizações BVLOS no Espaço Aéreo Brasileiro e já obteve a Autorização de Projeto para 16 modelos diferentes de drones na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A AL Drones lidera a certificação de aeronaves remotamente pilotadas com aplicação em delivery, mapeamento, pulverização, inspeção e segurança.

Para mais informações, acesse:
Website: https://aldrones.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/aldrones_aviation
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/al-drones/


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: