O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) disponibilizou, a partir da última quarta-feira (7/2), 80 vagas para o curso de pilotagem de drone/RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems) Classe 3, a órgãos públicos.

O curso é gratuito e é preciso que a instituição tenha o drone que já opera ou que tem a intenção de operar para ser utilizado durante o treinamento.

Podem participar da capacitação, servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal.

A iniciativa, que vai ocorrer de forma 100% presencial, em Brasília (DF), visa capacitar profissionais para a operação de drones, principalmente, no monitoramento de áreas que estão sofrendo algum tipo de ilícito, a partir de uma distância segura, sem contato com o agente da atividade ilegal.

O curso está organizado em quatro turmas, com 20 alunos cada uma, atendendo o seguinte cronograma: a primeira turma acontecerá de 18/03 a 22/03, com inscrições até 08/03; a segunda turma está prevista para 29/07 a 02/08, com inscrições aceitas até 19/07; a terceira turma ocorrerá de 02/09 a 06/09, com inscrições encerrando em 23/08; e a quarta turma está programada para o período de 14/10 a 18/10, com inscrições até 04/10.

Além do estudo da legislação aeronáutica, os participantes do curso vão operar drones em simulações de atividades de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento.

Com 44 horas de duração, o curso vai ser ministrado na sede do Censipam em Brasília (DF). As aulas práticas serão também na capital federal, em local a definir.

Os interessados devem enviar um e-mail, incluindo a quantidade de vagas desejadas e a justificativa para a aplicação do curso em suas atividades, para o e-mail cursodedrone@sipam.gov.br.

Com informações e imagens do Censipam


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: