A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Sudeste, Alessandra Fávero, e o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalg/USP), Paulo Hercílio Viegas Rodrigues, se reuniram com integrantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) em São José dos Campos (SP) para dar seguimento ao acordo firmado em 2023 que prevê a participação brasileira no Programa Artemis, da NASA, que levará o Homem à Lua nos próximos anos.

O documento busca promover a pesquisa e o desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial e suas aplicações, em benefício da sociedade brasileira. Além disso, fomenta a criação de novos produtos e tecnologias advindas do espaço para aumentar o desenvolvimento e a produtividade na agricultura espacial.

No escopo do Programa Artemis, a colaboração pretende conduzir pesquisas científicas aplicadas essenciais para o desenvolvimento de sistemas ecológicos de suporte à vida de base bioregenerativa. Isso é crucial para fornecer fontes sustentáveis de alimentos nutritivos na Lua, em viagens pelo espaço profundo e para a futura habitação em Marte.

Desde o ano passado, a Embrapa vem avançando no desenvolvimento de sistemas de produção e adaptação das culturas de batata-doce e grão de bico, espécies consideradas opções de base alimentar para humanos em condições fora da Terra.

A proposta é que pesquisas avancem na adaptação de culturas, desde o plantio em ambientes fechados até a qualidade nutricional dos alimentos, incluindo, entre outros aspectos, adequação de soluções nutritivas em hidroponia e aeroponia (cultivo que mantém as plantas suspensas no ar, apoiadas pelas raízes).

“O caráter multidisciplinar deste programa junto à Embrapa mostra a complexidade das atividades ligadas à exploração espacial. O trabalho da Embrapa impacta diretamente o dia-a-dia do brasileiro, uma vez que os trabalhos de pesquisa realizado de norte a sul do país, em todas as suas unidades, resulta em soluções que aumentam a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária nacional”, destacou o coordenador da Unidade Regional da AEB em São José dos Campos, Alexandre Oliveira.

Além da AEB, os pesquisadores se reuniram com diversas organizações ligadas ao Programa Espacial Brasileiro (PEB). Eles visitaram os laboratórios de Dosimetria Espacial e de Radiação Ionizante, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv/DCTA), conheceram os projetos ITASAT-1, SPORT, SelenITA e ITASAT-2, no Centro Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e encerraram a visita no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A parceria estratégica entre a AEB, Embrapa e instituições de ensino e pesquisa reforça o compromisso do Brasil com a pesquisa espacial aplicada, o que contribui para o avanço científico e tecnológico do país.

*Com informações da AEB

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: