A tecnologia de drones para pulverização em plantações é recente no mercado, mas já contabiliza muitas vantagens para a agricultura. A Agro Atlas Brasil, que está no mercado há mais de três anos, se consolidou a maior rede de serviços com drones do país. No ano passado a empresa expandiu sua atuação para todo o Brasil, e atualmente está presente em mais de 11 Estados. Mas, por que usar drones para pulverização de lavouras? Bom, os benefícios são muitos.

Com mais de três mil produtores atendidos, a Agro Atlas já atuou nas culturas mais diversas como milho, cana, soja, banana, feijão, pimenta, pasto e café, como o Conilon. Diante disso, o drone pode ser uma ótima solução para o controle de pragas e doenças nas lavouras.

O controle da ferrugem via drone já oferece excelentes resultados e, para as demais pragas, a Agro Atlas desenvolve estudos que avaliam e ajustam parâmetros como a vazão, a velocidade e a altura de voo, garantindo a eficiência da aplicação desde a copa até o interior da planta, sempre verificando as condições climáticas adequadas no momento da atividade.

A Agro Atlas está constantemente desenvolvendo formas de garantir rentabilidade e sustentabilidade para o agronegócio. Os dados analisados pelos profissionais da empresa permitem que o agricultor utilize a velocidade e o gotejamento correto para a sua lavoura. Isso significa uma alternativa 95% mais eficiente para o controle de pragas em comparação a outros métodos que não chegam a 70% de eficiência.

“Somente um drone de pulverização, com capacidade para 20 litros de volume de calda, pode pulverizar em torno de 50 hectares por dia. Os drones também são capazes de atingir de forma uniforme até as folhas do baixeiro das plantas. Todo isso otimiza o tempo do produtor rural e garante uma cultura mais rentável”,

conta o CEO da empresa, Welber Santana.

O modelo de tecnologia Agro Atlas garante a análise de dados da lavoura em tempo real, equipe técnica, redução de custos, mapeamento de alta precisão e, além disso, aplicativo próprio que garante a rastreabilidade dos serviços prestados.

Além disso, a sustentabilidade dos recursos naturais e segurança da aplicação são atributos fortes desta tecnologia, com redução da emissão de carbono, redução do consumo de água, não compactação do solo e sem desperdícios de insumos por conta da aplicação de alta eficiência.

Vale dizer que atualmente, a Agro Atlas é uma empresa autorizada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – para utilizar drones no agro. A prestação de serviço utilizando drones deve ser feita de maneira idônea e dentro da legalidade, a empresa deve ter todos os registros nos órgãos competentes (estaduais e federais) e o piloto deve estar homologado junto à ANAC.

“Tudo isso garante ao produtor que a empresa responsável pela pulverização de sua lavoura é especialista no assunto. Só assim o produtor tem a garantia que não terá prejuízos”,

acredita Geferson Pianissola, diretor de operações da empresa.

O uso de drones para pulverização pode contribuir significativamente para aumentar o ganho do produtor rural, diminuir seus insumos e preservar sua saúde. Ou seja, dessa forma, todos ganham.


A Agro Atlas Brasil será expositora na feira DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: