O Projeto Techdengue é considerado pioneiro no combate a proliferação do Aedes aegypti por meio do uso de drones na gestão pública.

O projeto apresenta solução ponta a ponta no apoio às ações de controle e combate às arboviroses. Através de tecnologia exclusiva, o Techdengue mapeia as áreas de interesse, identifica os pontos de oportunidade de possíveis focos de reprodução do mosquito com metodologia própria, realiza o tratamentos dos pontos identificados com o lançamento de larvicida biológico.

O projeto conta ainda com um avançado processo de Inteligência da Informação e Geoanalytics.

A solução que já atua em conjunto com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, vem trazendo resultados de grande relevância para as ações de controle e combate às arboviroses.

Confira o vídeo de tratamento do projeto:

Como Belo Horizonte conseguiu reduzir cerca de 75% de possíveis pontos de reprodução do mosquito!

A capital mineira registrou crescimento exponencial no número de casos de dengue em 2023. Em apenas um ano, os números tiveram um aumento de mais de 750% segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Logo, a gestão pública de saúde demandava por ações que, em conjunto com os agentes comunitários, reduzissem estes números de maneira eficaz.

O projeto introduziu tecnologia de ponta como apoio aos métodos atuais de combate, já realizados pelos agentes de endemias, e para isso, implementamos o Techdengue com o uso de drones para fazer o mapeamento aerofotogramétrico de áreas críticas para identificar possíveis focos de reprodução do vetor.

Solução

Mapeamos uma área de 6.244 hectares com um drone específico – um dos modelos mais avançados e modernos da marca DJI – acoplado com câmera de alta resolução. Nesta fizemos a captação dos dados (imagens) que foram analisados posteriormente para a identificação dos possíveis focos.

Por meio de um processo semi-automatizado – que emprega AI – realizamos a análise das imagens em busca dos pontos de interesse em ortofotos. Com isso, foram identificados mais de 21.000 Pontos de Oportunidade e Interesse (POI’s), ou seja, locais com grande potencial de reprodução do Aedes aegypti.

Um ponto de relevância do projeto é que os POI’s (pontos de oportunidade e interesse) são classificados de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que indicam os depósitos mais utilizados pelo vetor para a postura dos ovos, padronizando a busca desses pontos pela equipe técnica,

Os objetos classificados como Caixas D’água elevada e Piscinas são identificados por software customizado baseado em Inteligência Artificial utilizando modelos de redes neurais. As demais classes são identificadas pela equipe técnica especializada.

Ao final da busca, dispondo da análise de dados georreferenciados, são gerados relatórios precisos que evidenciam a situação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti da área determinada.

A plataforma GIS do projeto, o Aeromap, aplica Business Intelligence e oferece informações atualizadas e interativas, dando transparência ao processo e autonomia aos profissionais de saúde pública, que acompanham as ações em tempo real, e além disso, direcionam as ações dos agentes de endemias (ACE’s) de forma assertiva, uma vez que, com as informações em mãos, se torna possível estruturar um plano de trabalho  direcionado, focando os esforços da equipe de campo apenas nos locais onde de fato existe risco de reprodução do vetor.

Conhecendo os locais com os possíveis focos, os gestores de saúde pública selecionam as áreas de atuação dos agentes de endemia com a utilização dos métodos tradicionais de combate, como dito acima.

Já os pontos que são classificados como sendo de difícil acesso, o Techdengue atua com o tratamento, que é realizado pelo por um VANT também da DJI, acoplado de uma tecnologia exclusiva, desenvolvida pela detentora do Techdengue – Aero Engenharia – capaz de dispensar o larvicida com alto índice de precisão nos possíveis criadouros do mosquito, tratando até 26 pontos em um único voo de aproximadamente 30 minutos.

O Resultado

Foi registrada uma redução média de 73% no número de POI’s. Além disso, algumas regiões de BH chegaram a apresentar redução de mais de 90% desses focos.

A robustez desses números mostra o quanto a tecnologia dos drones aliada à inteligência da informação contribui para a saúde pública de forma exponencial ao ser integrada aos métodos tradicionais de controle e combate ao Aedes aegypti.

O Techdengue aplica metodologia própria e possui tecnologia exclusiva para suas ações de tratamento. Além disso, tem como pilar o BI – business intelligence – que produz uma construção histórica das áreas que receberam a atuação do projeto, onde a médio prazo se torna possível realizar uma gestão de arboviroses preventiva por meio de modelos preditivos.

Para saber mais sobre o projeto, acesse este link.

Com informações a imagens do Techdengue


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: