A ICEYE, uma das líderes globais em monitoramento persistente e soluções para catástrofes naturais, lançou com sucesso três satélites adicionais de radar de abertura sintética (SAR) em 4 de março de 2024, incluindo um demonstrador de tecnologia em órbita com largura de banda de radar de 1200 MHz que permitirá a geração de imagens de 25 centímetros de resolução.

Os satélites foram integrados por meio do integrador de lançamento Exolaunch e decolaram com sucesso a bordo do Transporter-10 da SpaceX da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA.  Cada espaçonave estabeleceu comunicação e as primeiras operações de rotina estão em andamento.

Dois dos três satélites SAR lançados na missão são fabricados pela ICEYE US, enquanto um é um demonstrador de tecnologia em órbita fabricado pela ICEYE na Finlândia.  O modelo de demonstração em órbita apresenta uma atualização da antena de banda X exclusiva da ICEYE, aumentando a largura de banda do radar para 1200 MHz. Isso permite imagens de maior resolução, de até 25 centímetros, e será inicialmente designado para testes de engenharia antes de ser disponibilizado aos clientes da ICEYE.

“Nossa crescente constelação oferece uma fonte objetiva e confiável de inteligência, permitindo uma resposta mais rápida e precisa às mudanças que ocorrem em qualquer lugar do planeta. O lançamento do demonstrador de tecnologia de largura de banda de 1200 MHz oferece imagens SAR com resolução de 25 cm, liberando um novo nível de clareza e detalhes para a tomada de decisões de alta prioridade”,

diz Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE

Os satélites lançados incluem um radar avançado que permite grandes melhorias na qualidade da imagem, velocidades de downlink mais rápidas para coletas de imagens mais ágeis e melhor integração com a rede global de estações terrestres da ICEYE.

Eric Jensen, CEO da ICEYE US, disse:

“Nossos parceiros precisam de uma detecção de mudanças confiável e persistente para atender a necessidades emergentes e urgentes.  Temos orgulho de acrescentar mais dois satélites construídos nos EUA à nossa constelação, fortalecendo nosso compromisso de fornecer percepções estratégicas para nossos clientes de defesa, inteligência, civis e comerciais”.

Imagem do ICEYE Spot Fine com resolução de 50 cm do solo do Aircraft Boneyard da Base da Força Aérea Davis-Monthan em Tucson, Arizona, EUA, adquirida durante a noite. A imagem mostra a capacidade do Spot Fine não apenas de ver a forma de cada aeronave, mas também de ampliar o nível dos componentes para uma classificação aprimorada
Imagens de satélite de radar ICEYE de Helsinque, Finlândia, adquiridas usando o modo Spot Fine em fevereiro de 2023
Imagens de satélite do radar ICEYE da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA, adquiridas no modo Spot Fine em abril de 2023

A ICEYE já implantou com sucesso 34 satélites desde 2018 e opera a maior constelação de satélites SAR do mundo, que pode gerar imagens de qualquer local na superfície da Terra em qualquer condição ambiental, de dia ou de noite. Os dados SAR fornecem percepções precisas para os clientes governamentais e comerciais da ICEYE quase em tempo real.

A ICEYE planeja lançar até 15 satélites em 2024.

Com informações e imagens da ICEYE
Imagem de capa: Space-X


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: