A Airbus apresentou publicamente o protótipo do CityAirbus NextGen, o eVTOL da fabricante europeia, que tem a previsão de realizar o primeiro voo ainda em 2024.

O CityAirbus pesa duas toneladas, tem envergadura de aproximadamente 12 metros e está sendo desenvolvido para voar com alcance de 80 km e atingir velocidade de cruzeiro de 120 km/h, tornando-o adequado para operações em grandes cidades para uma variedade de missões.

A apresentação da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical coincidiu com a inauguração do novo centro de testes da Airbus em Donauwörth, na Alemanha, que será dedicado a testar sistemas eVTOLs. O centro, que faz parte do investimento contínuo e de longo prazo da fabricante em Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou suas operações em dezembro de 2023 e será agora usado para os testes restantes necessários antes do protótipo realizar o voo inaugural. Esses testes abrangem os motores elétricos com seus oito rotores, bem como outros sistemas da aeronave, como controles de voo e aviônicos.

“Lançar o CityAirbus NextGen pela é um passo importante e muito real que estamos dando em direção à Mobilidade Aérea Avançada e ao nosso futuro produto e mercado. Obrigado à nossa comunidade, equipe e parceiros em todo o mundo por nos ajudarem a tornar isso uma realidade”, disse Balkiz Sarihan, chefe de Mobilidade Aérea Urbana da Airbus.

A Airbus assinou recentemente um acordo de parceria com a LCI, uma empresa líder em aviação, para se concentrar no desenvolvimento de cenários de parceria e modelos de negócios em três áreas principais da AAM: estratégia, comercialização e financiamento.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: