Quanto mais o tempo passa, maior é a necessidade de criar novas tecnologias para suprir as demandas do mercado de forma rápida e otimizada, principalmente quando falamos de medições de grandes áreas. Mensurar a altura das árvores, os riscos de subsidência e até fazer inventários mais ágil e seguramente faz toda a diferença para o sucesso de muitos negócios – e é isso que o radar RD350 da Radaz, produzido desde 2021, possibilita.

Desde o início da produção, a empresa tem sido pioneira com suas linhas de produtos Keeper e Explorer, e o grande diferencial está no radar de até 5 kg, com três bandas (C, L e P). É o único do mundo com essa capacidade, o que o torna uma ferramenta poderosa no campo do sensoriamento remoto. Suas antenas penetram na vegetação e no solo, abrindo portas para mais uma infinidade de aplicações além dos exemplos já citados, desde medições de umidade do solo até a detecção de formigueiros, rochas e alvos enterrados.

No agronegócio, o radar da Radaz se destaca na previsão da data e da produtividade da safra de cana-de-açúcar, bem como em suas medições precisas de umidade. Já no mercado de florestas plantadas, oferece um levantamento rápido e exato do inventário florestal e das nascentes de água. Recentemente, a empresa colaborou com a Klabin em um projeto inovador de detecção de formigueiros, alcançando uma impressionante assertividade de 80% sem falsos alarmes.

Outro setor em que a Radaz tem se destacado é o da mineração, no qual proporciona, por meio de seu radar, medições precisas da subsidência do solo coberto por vegetação densa – radares transportados por satélites, por exemplo, não conseguem realizar o mesmo feito com tal precisão. Outro feito impressionante foi a detecção de rochas até 100 metros de profundidade no solo.

A Radaz tem não somente sucesso no mercado nacional, mas também internacionalmente, exportando sua tecnologia para Institutos de Inovação Tecnológica dos Emirados Árabes e da Alemanha, e alugando um sistema para o Reino Unido. Tais resultados culminaram no interesse de vários outros países espalhados pelo mundo como Japão, Estados Unidos, Espanha, Rússia e Itália.

Em 2023, a empresa lançou as bases para um crescimento contínuo, marcando conquistas significativas. Recebeu pedidos para sete radares RD350, dos quais já foram entregues dois. Os demais estão previstos para o primeiro semestre de 2024. Uma outra novidade foi a assinatura do contrato para projetar e desenvolver o radar RD350 para VTOLs, operando em tempo real com drones maiores e mais rápidos, demonstrando o compromisso contínuo com a inovação.

À medida que 2024 continua, a Radaz reflete sobre suas conquistas passadas e se prepara para enfrentar novos desafios. Com uma equipe dedicada e experiente, está inteiramente posicionada para liderar os avanços na indústria de radares, buscando dobrar sua receita e expandir ainda mais sua presença global.

Para saber mais sobre as inovações da Radaz, visite o site oficial em www.radaz.com.br

Sobre a Radaz

A Radaz foi fundada em janeiro de 2017 por uma equipe de profissionais brasileiros e estrangeiros, que possuem larga experiência no mercado de radares de sensoriamento remoto. Localizada em São José dos Campos, São Paulo, desenvolveu um radar de abertura sintética, que pode ser embarcado em drone. É o único radar no mundo de até 5 kg com três bandas (C, L e P), que possuem características diferentes: a antena C mede o topo da vegetação; a L, o volume; já a P é responsável por penetrar no solo. O sistema passou a ser uma ferramenta poderosa para os segmentos de florestas nativas e industriais, agronegócio, mineração, defesa civil, construção civil, além de P&D – o que leva a marca a possuir grandes clientes, como Klabin, Surveyar, Vale, Nexa, UNICAMP, o Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira e os Institutos de Inovação Tecnológica da Alemanha e dos Emirados Árabes.


A Radaz e a Skydrones serão expositoras na feira DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: