Nesta sexta-feira (15/3), a Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola, abre novas turmas para os cursos de nanossatélites, foguetes, geopolítica aeroespacial, cientista cidadão e professor GLOBE. Além disso, serão lançados mais dois novos cursos “Minicurso de Programação de Jogos em Python” e “Introdução à Maturidade Tecnológica e suas métricas”.

AEB Escola Virtual

As capacitações fazem parte da comemoração dos 30 anos da AEB e serão disponibilizadas no ambiente de aprendizagem AEB Escola Virtual:

Introdução aos Nanossatélites

O objetivo é introduzir conceitos e métodos de planejamento, construção, lançamento e operação de um pequeno satélite, com foco nos cubesats. A capacitação é uma parceria da AEB com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Saiba mais sobre o curso aqui.

Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática

Visa disseminar os conceitos de astronáutica, em especial dos foguetes, e introduzir esta temática para professores e estudantes da Educação Básica, além de entusiastas do setor espacial. A capacitação é uma parceria da AEB com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Parnamirim e a Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate). Saiba mais sobre o curso aqui.

Curso Introdutório à Geopolítica Aeroespacial

O objetivo do curso é proporcionar uma compreensão básica sobre os elementos constitutivos da Geopolítica Aeroespacial que levam à valorização do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Além disso, visa reconhecer a relevância da Geopolítica Aeroespacial no desenvolvimento de competências para o setor espacial e na popularização da ciência. A capacitação é uma parceria da AEB com a Universidade da Força Aérea (UNIFA). Saiba mais sobre o curso aqui.

Cientista Cidadão GLOBE

O foco deste curso está nos quatro protocolos presentes no aplicativo de coleta de dados do Programa GLOBE, que são: Nuvens, Mapeador do Habitat de Mosquito, Cobertura de Solo e Árvores. Há também materiais complementares e discussões a respeito de Pesquisa Científica. Saiba mais sobre o curso aqui.

Professor GLOBE – Aplicativo GLOBE Observer

Esta capacitação é destinada a professores (as), pesquisadores (as) e educadores (as) interessados (as) em aprender e aplicar o Programa GLOBE nas salas de aula e/ou ambiente de ensino, para contribuir para a disseminação da educação ambiental e científica nas instituições escolares de todo o Brasil. Saiba mais sobre o curso aqui.

Sobre os cursos novos: 

Minicurso de Programação de Jogos em Python

Visa disseminar o aprendizado sobre programação e desenvolvimento de jogos. Ao longo do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas:

  • Informações e sobre Jogos, Python e Pycharm;
  • Criação do Plano de Fundo/Background, Cenários;
  • Criação de objetos;
  • Movimentação de objetos;
  • Colisões e Game Over.

Além disso, o aluno poderá, a seu critério, realizar um desafio (que não impactará na avaliação) para testar seus conhecimentos. O minicurso apresenta uma carga horária total de 12 horas e, por se tratar de uma atividade assíncrona, o aluno terá flexibilidade para assistir os vídeos, estudar os materiais e realizar suas tarefas dentro do prazo definido. A capacitação é uma parceria da AEB com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).  Saiba mais sobre o curso aqui.

Introdução à Maturidade Tecnológica e suas métricas

Busca introduzir conceitos como tecnologia, inovação, pesquisa científica, desenvolvimento, risco e evolução tecnológica; apresentar métricas que permitem caracterizar e avaliar a maturidade de tecnologias presentes em sistemas simples ou complexos; introduzir o conceito de classificações tecnológicas; apresentar o conceito de decomposição analítica de produto e avaliação de maturidade por meio do software IMATEC desenvolvido pela AEB; e introduzir, caracterizar e avaliar risco em projetos de desenvolvimento tecnológico. Saiba mais sobre o curso aqui.

Programa AEB Escola

Criado em 2004, o Programa AEB Escola visa a divulgação do Programa Espacial Brasileiro nas escolas de Educação Básica e nas instituições de Ensino Técnico e Superior. O programa visa estimular o interesse dos estudantes em ciência e tecnologia, como forma de incentivo vocacional àqueles que desejam se tornar os futuros pesquisadores e profissionais da área espacial no Brasil.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Com informações e imagens da AEB


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: