O Sistema IBGE de Recuperação Automatizada (SIDRA) utilizará Inteligência Artificial (IA) em sua ferramenta de buscas ainda no primeiro semestre de 2024.

O SIDRA é o banco de dados no qual as informações das pesquisas realizadas pelo IBGE ficam disponíveis para acesso e consulta de toda a sociedade, e permite selecionar indicadores, realizar cruzamentos de informações e gerar diferentes visualizações de dados, de acordo com as demandas e objetivos do usuário.

O acesso ao SIDRA pode ser feito por meio do link disponível aqui.

O Sistema é o segundo portal do IBGE com maior número de acessos, e conta com mais de um trilhão de valores disponíveis, provenientes de mais de 60 pesquisas do Instituto. Em janeiro, o sistema obteve acesso de 279.453 usuários.

Por meio do SIDRA é possível consultar dados e acessar os resultados das pesquisas do IBGE, como o Censo Demográfico, que traz diversas informações sobre as características e condições de vida dos brasileiros; a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que traz assuntos como saúde, alimentação, trabalho e habitação; o IPCA, que mede a inflação do país; o PIB, que representa os bens e serviços do Brasil; entre outras pesquisas que tratam da safra, da produção industrial, do comércio.

A IA auxiliará os usuários do SIDRA a realizar cruzamentos de informações de pesquisas diversas, e a encontrar, por exemplo, termos específicos, como sinônimos das palavras-chaves. “Se a pessoa pesquisar por desemprego e o termo correto é desocupação, o sistema dará contexto à busca”, explicou o gerente do SIDRA, Anderson França.

Página de ajuda do sistema

 Acesse aqui os vídeos que explicam e auxiliam na utilização do SIDRA.

Vinícius Pereira, responsável pelo projeto, explica que o modelo textual de IA permite que usuários achem a informação buscada sem necessariamente exigir que a procura seja feita com os termos técnicos.

“O usuário pode digitar por desigualdade de gênero, e achar, por exemplo, informações de rendimento por sexo, que não necessariamente está diretamente ligado a desigualdade, porém é um tipo de informação que supre a necessidade do usuário. Os Modelos Textuais da IA entendem semanticamente o texto, e assim conseguem ranquear os resultados que estão próximos pela semântica.”

O uso de Inteligência artificial no SIDRA auxiliará a ampliar o uso do Sistema também na esfera pública. Por meio do SIDRA, Secretarias Estaduais e Municipais, Ministérios Federais e Órgãos Públicos podem, por exemplo, fazer o levantamento de dados da população local, identificar os problemas e gerir políticas públicas para atender a sociedade.

O IBGE tem investido em diferentes projetos com Inteligência Artificial com o objetivo de inserir o Instituto no cenário da Era Digital. Em dezembro de 2023 o IBGE fechou um acordo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial aplicada às políticas públicas.

O acordo tem o objetivo de produzir uma série de ferramentas conversacionais de uso amplo para gestores municipais e estaduais, para auxiliar na elaboração de diagnósticos e programas com uso de Inteligência Artificial.

Dependendo da pesquisa, o SIDRA auxilia na obtenção de dados na forma de séries temporais, acompanhando seu comportamento ao longo do tempo, sendo também possível ter os mesmos dados disponibilizados por níveis territoriais desagregados, como município, distrito e bairro, de modo a facilitar o conhecimento de cada realidade territorial brasileira.

Tabelas SIDRA: busca e personalização

O SIDRA permite uma visualização diversificada dos dados das pesquisas do IBGE em diferentes formatos, seja tabulares, cartogramas ou planilhas.

“O propósito principal do SIDRA é o público externo, mas ele atende a todas as áreas produtoras das pesquisas do IBGE. Os usuários internos têm acesso ao sistema, conferem os dados antes de serem divulgados e constroem as ‘tabelas SIDRA’ de forma que melhor atenderá ao público”,

explicou Anderson França, gerente do sistema.

O banco de tabelas estatísticas permite também pesquisa por palavra-chave, temas, personalização das formas de apresentação das tabelas, visualização da tabela ou geração em arquivo, geração de gráficos a partir dos dados tabulares, envio de dados por e-mail a partir de agendamentos, visualização espacial dos dados através da geração de cartogramas e recuperação de séries temporais. O SIDRA atende desde o usuário eventual, passando pelo pesquisador, pelo estudioso, por usuário técnico, pessoas do mercado e agências de notícia.

“Temos dois formatos de acesso ao Sidra: o formato Web, que alcança a todos esses públicos e por API (aplicativo que permite comunicação entre sistemas distintos). Você tem três formas de fazer o levantamento pelo SIDRA. Se já tiver a pesquisa em mente, vai diretamente no menu principal. Se não sabe qual a origem do dado, pesquisa na ‘lupa’ palavras-chave e os resultados vêm em tabelas. E a terceira forma, que seria uma busca mais refinada e avançada, na qual você busca no acervo por meio do nome da pesquisa, ou variáveis, palavras-chave e vai fornecendo filtros até chegar no resultado que deseja”, continuou Anderson, e “qualquer dado, qualquer informação que você busca no sistema está a no máximo três cliques, ou seja, você está a três níveis de qualquer informação que vai buscar no sistema”.

Curso do SIDRA

Com o intuito de democratizar o acesso a informações estatísticas, o IBGE realiza cursos de capacitação e especialização do SIDRA de forma online e gratuita, oferecida por meio de sua Escola Virtual (EVI). O curso é aberto a toda a sociedade, bastando que o participante tenha concluído o Ensino Médio. A inscrição pode ser feita através do link disponível aqui.

O curso de capacitação do SIDRA foi oferecido pela primeira vez em 2018. A última edição foi realizada em novembro de 2023, com carga horária de 25 horas, que pode ser cumprida de acordo com a disponibilidade do participante. Nas aulas, o inscrito aprende a tabular dados estatísticos a partir do sistema, analisar indicadores, realizar pesquisas específicas, montar quadros com os resultados, obter rankings, efetuar downloads e gerar gráficos e cartogramas a partir das pesquisas do IBGE.

“Oferecemos dois tipos de cursos. Os permanentes, disponíveis pela ENCE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas), e os esporádicos, onde damos apoio e suporte. Esse tipo de iniciativa é importante para atrair mais usuários. O SIDRA é uma ferramenta muito poderosa, quanto mais informações você tiver a respeito do sistema e do seu funcionamento, não só daquilo que você deseja encontrar, mais tempo você vai passar ali e mais dados você vai acessar”,

ressaltou Anderson.

8 anos da atualização do SIDRA

Em novembro de 2016 o sistema do SIDRA foi atualizado pelo IBGE, e passou a permitir consultas de dados, estudos e pesquisas do IBGE também em dispositivos móveis. O objetivo da atualização foi garantir uma consulta mais autônoma para os usuários.

A primeira versão do SIDRA na web foi lançada há 27 anos e o último formato era adotado desde 2001. Os dados, a partir da atualização, podem ser apresentados em quadros, gráficos e cartogramas, modalidade específica que consiste em representar um território indicando de maneira proporcional os valores determinados.

“O SIDRA vem ao ar desde a década 80, sendo um dos primeiros sistemas do IBGE a estar no ar, e é atualizado com frequência. Ele está vinculado diretamente ao objetivo final do IBGE que é disponibilizar os dados coletados nas diversas pesquisas para a sociedade, da forma mais completa e mais prática possível”,

oncluiu Anderson.

Com informações e imagens do IBGE


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: