A dengue continua sendo um desafio significativo no Brasil, com números alarmantes que refletem a urgência de soluções efetivas. Anualmente, milhares de pessoas são afetadas por esta doença transmitida pelo Aedes aegypti, com alguns estados e municípios declarando emergência sanitária devido aos altos índices de contaminação.

Em meio a este cenário, destaca-se Telêmaco Borba, município paranaense com forte presença na indústria de papel e celulose e uma população de cerca de 75.000 habitantes.

A cidade, além de sua relevância econômica, sobressai pelo comprometimento com práticas sustentáveis e iniciativas inovadoras em saúde pública, enfrentando a dengue com o uso de novas estratégias e ações conjuntas com outras instituições, empresas e a sociedade civil.

Sala de situação de Telêmaco Borba – PR

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, explicou que mesmo com Telêmaco Borba apresentando números abaixo de boa parte registrada no estado, há uma preocupação constante com a dengue.

“Nós estamos entre as 70 cidades com mais notificações. Não podemos baixar a guarda, pois a tendência histórica dos casos de dengue é aumentar nos meses de março, abril e maio”,

pontuou.

Plataforma City Vision, a Tecnologia no Combate ao Mosquito

A empresa brasileira SENOGRAFIA Desenvolvimento e Soluções, está liderando o combate à dengue em Telêmaco Borba, PR, por meio de uma abordagem tecnológica multifacetada. Eles implementaram uma visualização territorial avançada, essencial para o planejamento e gestão eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Plataforma City Vision da SENOGRAFIA, baseada na nuvem, é crucial para coletar e analisar dados geoespaciais, permitindo identificar e agir prioritariamente em áreas críticas. Complementando isso, a SENOGRAFIA desenvolveu um aplicativo dedicado ao mapeamento de focos de dengue, acelerando a identificação e a resposta a esses focos. Além disso, a empresa criou um programa de computação que oferece monitoramento em tempo real dos casos de dengue, otimizando a alocação de recursos e focalizando esforços nas áreas mais afetadas.

Plataforma City Vision no apoio ao combate ao mosquito Aedes aegypti

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

Além de combater a dengue, a SENOGRAFIA demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. A empresa enfatiza a importância de soluções tecnológicas que beneficiam toda a comunidade e promovem um ambiente mais saudável.

“A adoção de tecnologias de inteligência territorial, como a Plataforma City Vision,é fundamental para o desenvolvimento sustentável dos municípios, transformando a maneira como enfrentamos desafios ambientais e de saúde pública. É a base fundamental para uma cidade inteligente”,

declarou Dimas Clemente, Diretor Presidente da SENOGRAFIA.

Este exemplo de Telêmaco Borba serve como um chamado para outros municípios. Investir em tecnologia não é apenas um avanço para a saúde pública, mas também um passo essencial para salvar vidas. A luta contra a dengue exige esforços conjuntos e a adoção de soluções inovadoras, como as desenvolvidas pela SENOGRAFIA, pode ser o caminho para um futuro mais seguro e saudável.

Autores: SENOGRAFIA Desenvolvimento e Soluções (Dimas Clemente, Daniel Humberto Saavedra Alvarado, Melissa Kawata Clemente, Marcio Santana, Sergio Mario Antol, Araldo Luiz Lima Filho, Adriano Faria de Melo)

Com informações e imagens da Senografia
Imagem de capa Pixabay


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: