A Sateliot, empresa que opera uma constelação de satélites 5G IoT em órbita terrestre baixa (LEO), atuando como uma extensão de roaming contínua das redes celulares, lançará quatro novos satélites no espaço neste ano com a SpaceX.

Com a implantação desses quatro satélites, mais os dois que já estão em órbita, a Sateliot entra na primeira fase de sua constelação, abrindo sua fase comercial.

A Sateliot, que conta com parceiros como Indra, Cellnex ou Sepides, começará a faturar os 187 milhões de euros de pedidos vinculados com mais de 350 clientes em mais de 50 países em todo o mundo. Com essas receitas recorrentes, a empresa pretende gerar 500 milhões de euros em receita até 2027 e se tornar uma empresa com receita de 1 bilhão até 2030.

A empresa espanhola levantou recentemente 13,5 milhões de euros; desses, 6 milhões vieram do Banco Santander, 5 milhões de euros de uma nota conversível e os 2,5 milhões de euros restantes de um empréstimo participativo da empresa pública Avançsa. Esses fundos, juntamente com o início da Série B, permitirão avançar no desenvolvimento de sua tecnologia, lançar os quatro satélites e fortalecer a equipe humana para a implantação completa de sua constelação em 2027/2028, fornecendo cobertura em tempo real em todo o mundo.

Os satélites consistem em 4 cubesats, cada um com 20 x 10 x 35 centímetros de tamanho. Eles são do tamanho de um micro-ondas e têm um peso líquido de 10 quilogramas. Eles orbitarão a uma altitude entre 500 e 600 quilômetros, terão uma vida útil de cinco anos e cobrirão 100% do planeta.

No entanto, a parte fundamental desses satélites está em seu interior, apoiado por sua própria tecnologia testada e validada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo 3GPP, a organização que reúne periodicamente os principais atores do setor de telecomunicações. Essa tecnologia é padrão e democrática, aberta a todos os cidadãos, administrações públicas e empresas.

O fato de ser padrão a torna escalável, fácil de manter e atualizar, permitindo a implantação progressiva da constelação de acordo com as demandas dos clientes. Ela começa com serviços de conectividade para aplicativos de IoT, como agricultura, que exigem apenas duas mensagens diárias, e termina com serviços em tempo real em todo o mundo. Dessa forma, a Sateliot pode fornecer serviços com sua constelação de primeira fase, ao contrário de outras empresas que precisam implantar muito mais satélites para um início comercial semelhante.

A Sateliot é reconhecida mundialmente pela IoT de satélites e é uma das principais empresas que impulsionam o New Space espanhol, um setor estratégico que aproveitou os avanços tecnológicos, a redução dos tempos de desenvolvimento e os baixos custos de investimento para dar um novo impulso ao setor.

“Estamos prontos para entrar em uma nova dimensão, tanto tecnológica quanto comercialmente. Estamos mais perto de nos tornarmos a primeira constelação de IoT operando em todo o mundo sob o padrão 5G. E colocaremos a Espanha na vanguarda da revolução do Novo Espaço”, disse Jaume Sanpera, CEO e cofundador da Sateliot.

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: