A BAE Systems comemora junto com seus parceiros do Fundo de Defesa Ambiental dos Estados Unidos da América – FDA (Environmental Defense Fund – EDF) o bem-sucedido lançamento do satélite MethaneSAT a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, ocorrido no início do mês de março.

O satélite irá fornecer dados científicos confiáveis sobre as fontes e a escala das emissões de metano em todo o mundo, com o objetivo final de promover medidas para redução do gás na atmosfera.

O instrumento principal do MethaneSAT conta com um espectrômetro desenvolvido pela BAE Systems que é responsável por identificar e quantificar as emissões de metano ao medir a parte estreita de um raio infravermelho onde o gás absorve a luz refletida pela Terra. O satélite irá monitorar as emissões provenientes do setor de petróleo e gás, que representa cerca de 40% de todas as emissões de metano causadas pelo homem. Além disso, terá a capacidade de revisitar os mesmos locais diariamente na maioria dos casos.

“O MethaneSAT desempenhará um papel fundamental ao nos auxiliar a entender e remediar as emissões globais de gases de efeito estufa. Este satélite aumentará nossa capacidade de identificar e rastrear as emissões desde a sua origem, capacitando as partes interessadas e o público com dados acionáveis para promover reduções. Agradecemos aos nossos parceiros do Environmental Defense Fund por liderarem esta missão e estamos ansiosos para ver as mudanças que ela trará,”

afirmou o doutor Alberto Conti, vice-presidente e gerente geral de Espaço Civil da BAE Systems Space & Mission Systems.

A BAE Systems trabalhou com cientistas do FDA e da MethaneSAT LLC, para projetar e construir o instrumento principal. A empresa também liderou a integração da espaçonave e testes ambientais e fornecerá serviços de comissionamento, que é o processo entre o lançamento e a entrada em serviço, posicionando o satélite na órbita correta e testando os sistemas a bordo. Esta é uma nova capacidade aeroespacial desenvolvida pela BAE Systems, que já acumula forte atuação no setor

Após a conclusão do comissionamento, o FDA lançará uma plataforma baseada em nuvem em parceria com o Google para distribuir os dados do MethaneSAT de forma pública e gratuita, garantindo que os dados sejam facilmente acessíveis a todos.

“O MethaneSAT é um instrumento exclusivo com especificações exigentes. Ele foi projetado para detectar emissões de metano que outros satélites não conseguem detectar, com uma precisão sem precedentes. A BAE Systems nos ajudou a ampliar os limites para oferecer uma nova e poderosa ferramenta para proteger o clima”,

disse Peter Vedder, diretor sênior de sistemas de missão do MethaneSAT

O MethaneSAT foi lançado em um foguete SpaceX Falcon 9.

Com informações e imagens da BAE Systems


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: