A Mapzer esteve entre as startups destaques na edição do Smart City Expo Curitiba 2023 ao apresentar o veículo criado para transformar municípios em cidades inteligentes com uma solução 100% nacional de inteligência artificial. Agora presente de norte a sul do país, o veículo voltado para a zeladoria urbana integra novamente o evento e traz novidades em primeira mão para a edição 2024 que acontece de 20 a 22 de março.

“Estamos falando do maior evento de cidades inteligentes do mundo na capital que é berço da Mapzer. Nele apresentamos nossa tecnologia ao mercado. Ela continua sendo inédita no país e agora trazemos ainda mais aprimoramentos”,

explica Paulo Machado, diretor executivo da empresa.

Uma das principais novidades é a operação do carro em modo noturno, identificando problemas de iluminação como lâmpadas queimadas ou que por algum motivo não acenderam.

“A iluminação está diretamente ligada a questões de segurança pública. A partir de agora a Mapzer passa a contribuir neste sentido, identificando os mais de 30 problemas urbanos e trazendo esse recorte noturno que faz toda a diferença na vida dos cidadãos, além de permitir identificar pichação irregular que, infelizmente, ainda é bastante vista nos cenários urbanos”,

completa Machado.

Ainda para 2024 a Mapzer também anuncia que passará a medir a luminescência das regiões, ou seja, não só lâmpadas queimadas que precisam de reparos como também o apontamento que indicam se a iluminação é suficiente para determinado espaço.

“Com essa tecnologia será possível dizer que determinada via tem a quantidade de luz necessária ou não”,

acrescenta o diretor executivo.

A tecnologia também tem se adaptado a realidade do Brasil e contribuído de forma significativa em frentes sazonais. Em Guarapuava (PR), por exemplo, um munícipio que sofreu bastante com as chuvas nos últimos meses, a Mapzer foi aliada para identificação de galhos e acumulo de entulhos provindos das enxurradas.

Por meio de um veículo que conta com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e IA, a solução faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, carros estacionados, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros. Os dados com imagens e localizações são inseridos em um software de acesso aos departamentos públicos responsáveis que podem imediatamente gerar uma ordem de serviço. A Mapzer garante a cobertura de 100% da área urbana com prazos que variam de acordo com a especificidade de cada região: demanda, relevo, trânsito, dia da semana.

Machado ainda revela que a empresa foi criada com base na percepção de um dos sócios, Gabriel Terleski, e que também era unânime aos demais: Rodrigo Streithorst, Rudimar e Ruimar Reis.

“Precisamos inserir tecnologia e inteligência artificial na gestão pública das cidades para que possam se tornar mais proativas. Temos ferramentas suficientes para que o cidadão não precise ficar avisando ou reclamando dos problemas da sua região. Isso faz com que recursos financeiros e de tempo sejam poupados. Esperamos levar esse recado para ainda mais pessoas durante o evento deste ano”,

finaliza o sócio-fundador, Gabriel Terleski.

Cases pelo Brasil

Entre os municípios que já apresentam melhoras com o uso da IA está a cidade de Goiânia (GO) que reduziu 46% do número de buracos e 49% de irregularidades em tampas de bueiro de junho a setembro de 2023. O município que foi classificado entre as cidades mais inteligentes do Brasil de acordo com o Connected Smart Cities 2023, já havia apresentado cases de resolução de problemas no primeiro semestre com o uso da IA: tampas de bueiro (28%); sinalização inexistente (21%), calçada irregular (13%) e lixo irregular (8%) – dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de abril de 2023.  

O município de Batatais (SP), localizado a 355 km da capital paulista, também tem registrado melhorias urbanas de forma mais eficiente depois do uso da inteligência artificial. No mesmo período, de julho a setembro, a cidade reduziu em 57% as sinalizações irregulares de trânsito, em 20% o acúmulo irregular de lixo e em 22% as placas de trânsito irregulares.

As irregularidades em tampas de bueiro em Hortolândia (SP), município do estado de São Paulo, foram solucionadas em 71% de julho a setembro de 2023. Já os buracos em 22% e os bueiros irregulares em 55%. Segundo

Com informações e imagens da Mapzer


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: