A ICEYE, uma das líderes globais em operações de satélite SAR para observação da Terra e monitoramento persistente, apresentou seu modo de imagem Dwell Fine, que se baseia no lançamento do Spot Fine, lançado em junho de 2023, e acrescenta recursos exclusivos ao modo Dwell, também lançado em 2023.

Com uma resolução de 50 centímetros, o Dwell Fine traz ainda mais detalhes para os produtos específicos do modo Dwell. Ele intensifica a compreensão das mudanças nas circunstâncias no local, identifica modelos específicos de aviões no solo e navios no mar e permite a exploração detalhada de estruturas feitas pelo homem, como veículos e edifícios, em fundos naturais (como copas de árvores e vegetação).

O Dwell Fine da ICEYE é único em imagens de satélite SAR comerciais. À medida que um satélite orbita a Terra no modo Dwell Fine, seus sinais de radar se concentram em uma área definida da superfície do planeta para criar uma imagem por 25 segundos, em contraste com os 10 segundos usuais de uma imagem Spot padrão. Graças ao modo de imagem de duração mais longa, os usuários do Dwell Fine podem determinar o formato da fuselagem, das asas, dos estabilizadores e dos motores de uma aeronave; reconhecer objetos estreitos, como linhas de energia e antenas; ou avaliar a extensão e a natureza dos danos à infraestrutura civil. Vídeos curtos, compostos de várias imagens obtidas durante a coleta e fornecidos como parte dos serviços do Dwell Fine, podem detectar o movimento, a direção e a velocidade de embarcações.

Com suas muitas aplicações práticas, o Dwell Fine pode detectar e enfatizar as diferenças entre os recursos naturais e os feitos pelo homem. E como as imagens no modo Dwell são tiradas de uma gama muito mais abrangente de ângulos, pode perceber objetos através de lacunas nas árvores e folhagens.

Proprietária e operadora da maior constelação de satélites SAR do mundo, a ICEYE apresentou seu modo Dwell pela primeira vez em maio de 2023. Com a introdução do Dwell Fine menos de um ano depois, a ICEYE enfatiza seu compromisso com a inovação constante no atendimento a organizações dos setores público e privado em todo o mundo com os recursos comerciais de Observação da Terra e imagens de satélite SAR mais avançados e da mais alta qualidade.

John Cartwright, vice-presidente sênior e diretor de produtos de dados da ICEYE, disse: “O Dwell é um recurso pioneiro no mundo que, com a introdução do Dwell Fine, acaba de evoluir para ainda melhor. A redução da resolução de um metro para 50 centímetros produz imagens de satélite SAR com uma clareza incrível. Isso, combinado com a capacidade dos satélites da ICEYE de observar qualquer local na Terra em intervalos de poucas horas, dia e noite, e em qualquer condição climática, permite um nível de detecção de mudanças que nunca foi possível antes.”

As antenas de radar da ICEYE são únicas no setor de satélites SAR, controladas por software para direcionar os feixes de radar para áreas de interesse, conforme necessário. Essa tecnologia confere recursos exclusivos no setor e proporciona maior versatilidade nos modos de geração de imagens – desde a granularidade fina do Dwell Fine em uma extremidade da escala até visualizações que abrangem dezenas de milhares de quilômetros quadrados.

Com informações e imagens da ICEYE


A ICEYE será expositora na feira DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: