A Fundação Overture Maps reuniu seus membros para uma primeira reunião em Ghent, Bélgica. Thierry Jean, um dos fundadores do Instituto AddressForAll do Brasil, está atualmente no local para participar do encontro de três dias.

Fundada em 2022 sob a Joint Development Foundation, a Overture é dedicada ao desenvolvimento de dados de mapa abertos confiáveis, fáceis de usar e interoperáveis que alimentarão produtos de mapa atuais e de próxima geração.

A Overture constrói esses dados por meio de um processo colaborativo que combina tecnologia, dados e suporte de uma ampla gama de empresas. Lançado com apoio inicial da Microsoft, Amazon, Meta e TomTom, o projeto já atraiu mais de 25 membros patrocinadores.

Ele oferece quatro temas de dados geoespaciais: Transporte, Pontos de Interesse, Edificios 3D e Limites Administrativos. Além disso, foi formado um grupo para explorar a publicação de endereços, motivo pelo qual o Instituto AddressForAll, uma ONG brasileira especializada na busca de bancos de dados de endereços na América Latina, foi convidado a participar.

Ao ser questionado sobre os objetivos da Overture Maps, Marc Prioleau, diretor executivo, respondeu:

“O foco da Overture está no desenvolvedor de aplicativos que utiliza dados de mapas e espaciais para construir aplicações, que pode realizar análises espaciais ou qualquer outra operação que necessite de um framework espacial compartilhado aberto. Esses usuários querem que os dados sejam os melhores da classe, aproveitando todas as fontes disponíveis de dados abertos, verificados e validados quanto à qualidade e entregues em um formato que seja fácil de usar e permita que outros dados sejam anexados aos mapas-base”.

“O objetivo da Overture é construir isso como dados abertos permitindo contribuições de muitas fontes e alavancando os recursos de uma ampla base de parceiros para construir o melhor mapa. Somos capazes de alavancar o trabalho do OpenStreetMap, que vem construindo dados de mapas abertos há duas décadas, e complementar isso com outros dados de código aberto compatíveis. Também estamos desenvolvendo um sistema de referência de entidades abertas que permite que todos os tipos de dados espaciais sejam anexados a essas camadas-base, criando um ecossistema rico para os desenvolvedores de mapas”, complementa Marc

Thierry explica:

“Eram esperadas cerca de 40 pessoas para a primeira edição desta reunião. 75 compareceram, de todo o mundo, permitindo uma rara concentração de talentos. Marc destacou 3 pontos em sua apresentação inicial: ‘Este é o momento certo, Isto é difícil, Nós temos a equipe’.”

Certamente, o projeto Overture Maps precisa ser monitorado de perto e pode representar uma mudança significativa no cenário dos dados geoespaciais globais.

Thierry Jean, Presidente do Instituto AddressForAll e Marc Prioleau, Diretor Executivo da Fundação Overture Maps

Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: