A NVIDIA anuncia que o NVIDIA Omniverse Cloud estará disponível como APIs, ampliando o alcance da plataforma líder mundial para a criação de aplicações e fluxos de trabalho de digital twins industriais em todo o ecossistema de fabricantes de software.

As cinco novas interfaces de programação de aplicações do Omniverse Cloud permitem que os desenvolvedores integrem facilmente as principais tecnologias do Omniverse diretamente nas aplicações de software de design e automação existentes para digital twins ou em seus fluxos de trabalho de simulação para testar e validar máquinas autônomas, como robôs ou veículos autônomos.

Alguns dos maiores fabricantes de software industrial do mundo que estão adotando as APIs do Omniverse Cloud em seus portfólios de software incluem: Ansys, Cadence, Dassault Systèmes para sua marca 3DEXCITE, Hexagon, Microsoft, Rockwell Automation, Siemens e Trimble.

“Tudo o que for fabricado terá digital twins”, ressalta Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “O Omniverse é o sistema operacional para criar e operar digital twins fisicamente realistas. O Omniverse e a IA generativa são as tecnologias fundamentais para digitalizar o mercado de indústrias pesadas de US$ 50 trilhões.”

Novas APIs do Omniverse Cloud

As cinco novas APIs do Omniverse Cloud, que podem ser usadas individual ou coletivamente, incluem:

  • USD Render – gera renderizações RTX™ totalmente rastreadas por raios de dados OpenUSD.
  • USD Write – permite que os usuários modifiquem e interajam com os dados do OpenUSD.
  • USD Query – permite consultas de cenas e cenários interativos.
  • USD Notify – rastreia as alterações do USD e fornece atualizações.
  • Omniverse Channel – conecta usuários, ferramentas e mundos para permitir a colaboração entre cenas.

Saiba mais: Seminário sobre GIS, BIM e Inteligência Artificial acontece no MundoGEO Connect 2024

Trazendo a visualização interativa e a colaboração para aplicações industriais

A Siemens, empresa líder em tecnologia para automação, digitalização e sustentabilidade, está adotando as APIs do Omniverse Cloud em sua plataforma Siemens Xcelerator, começando com o Teamcenter X, o software de gerenciamento de ciclo de vida de produtos (PLM) baseado em nuvem líder do setor.

Em sua apresentação no GTC, Huang mostrou o Teamcenter X conectado às APIs do Omniverse, dando ao software a capacidade de conectar dados de design às APIs de IA generativas da NVIDIA e usar a renderização RTX do Omniverse diretamente na aplicação.

“Por meio da API NVIDIA Omniverse, a Siemens capacita os clientes com IA generativa para tornar seus digital twins baseados em física ainda mais imersivos”, afirma Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG. “Isso ajudará todos a projetar, construir e testar produtos de última geração, processos de fabricação e fábricas virtualmente antes de serem construídos no mundo físico. Ao combinar os mundos real e digital, a tecnologia de digital twins da Siemens está permitindo que empresas de todo o mundo se tornem mais competitivas, resilientes e sustentáveis.”

A Ansys, líder em software de simulação de engenharia, está adotando as APIs do Omniverse Cloud para permitir a interoperabilidade de dados e a visualização RTX em soluções como Ansys AVxcelerate™ para veículos autônomos, Ansys Perceive EM para simulação 6G e solucionadores acelerados da NVIDIA, como o Ansys Fluent™.

A Cadence, fornecedora líder de software computacional, está adotando as APIs da Omniverse Cloud em sua Cadence® Reality Digital Twin Platform para que as empresas possam projetar, simular e otimizar data centers em um digital twin antes da construção física.

A Dassault Systèmes, líder em universos virtuais para a inovação sustentável, está adotando as APIs da Omniverse Cloud e os serviços de IA 3D da Shutterstock para potencializar a narrativa generativa em suas aplicações 3DEXCITE para criação de conteúdo.

Outros exemplos incluem:

  • A Trimble, líder em construção e tecnologia geoespacial, planeja aproveitar as APIs para permitir o uso de visualizadores interativos NVIDIA Omniverse RTX com dados de modelo da Trimble.
  • A Hexagon, líder global em tecnologia de realidade, integrará seus sensores de captura de realidade e plataformas de realidade digital com as APIs do NVIDIA Omniverse Cloud por meio da interoperabilidade USD, capacitando os clientes com recursos de simulação e visualização hiper-realistas.
  • A Rockwell Automation, empresa de automação industrial e transformação digital, usará as APIs do Omniverse Cloud para potencializar a visualização habilitada para RTX.

Em uma demonstração lançada no GTC, a Microsoft e a NVIDIA revelam o trabalho inicial com a Hexagon e a Rockwell Automation que mostra esses avanços.

“Por meio do Omniverse Cloud, a NVIDIA colabora com empresas, clientes e principalmente desenvolvedores, na construção e operação de digital twins, que são fundamentais para otimização nos fluxos de trabalho. Esse é o futuro, e estamos empolgados em fazer parte desse ecossistema”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Acelerando o desenvolvimento de máquinas autônomas

Com o aumento da demanda por robôs, veículos autônomos (AVs) e sistemas de monitoramento baseados em IA, os desenvolvedores estão buscando acelerar seus fluxos de trabalho de ponta a ponta.

Os dados do sensor são essenciais para treinar, testar e validar a autonomia de pilha completa, desde a percepção até o planejamento e o controle.

As APIs do Omniverse Cloud conectam um rico ecossistema de desenvolvedores de ferramentas e aplicações de simulação – como a plataforma Foretify™ da Foretellix, CARLA, MathWorks – e fornecedores de soluções de sensores líderes do setor, como FORVIA HELLA, Luminar, SICK AG e Sony Semiconductor Solutions, para permitir treinamento e testes de pilha completa com simulação de sensores de alta fidelidade e com base física.

Disponíveis primeiramente no Microsoft Azure, as APIs do Omniverse Cloud serão oferecidas ainda este ano para que os desenvolvedores se auto-hospedem nas GPUs NVIDIA A10 ou como serviços gerenciados no NVIDIA OVX™.

“A próxima era da digitalização industrial chegou”, aponta Andy Pratt, vice-presidente corporativo da Microsoft Emerging Technologies. “Com as APIs do NVIDIA Omniverse no Microsoft Azure, as organizações de todos os setores e em todo o mundo podem se conectar, colaborar e aprimorar suas ferramentas existentes para criar a próxima onda de digital twins habilitados para IA.”

Transformando setores com os digital twins do Omniverse

As novas APIs de nuvem complementam a ampla adoção do Omniverse por uma série de líderes globais de vários setores, incluindo:

  • A WPP, a maior empresa de serviços de marketing e comunicação do mundo, anuncia uma nova fase de seu mecanismo de geração de conteúdo de IA generativa baseado na nuvem Omniverse, levando a solução orientada por IA para o setor de varejo e de bens de consumo embalados.
  • A Media.Monks anuncia a adoção do Omniverse para construir um pipeline de criação de conteúdo gerador de IA e habilitado para OpenUSD para desbloquear a escala e a hiperpersonalização em qualquer jornada do cliente.
  • A Continental, um importante fornecedor automotivo, está desenvolvendo uma plataforma de digital twins para otimizar suas operações de fábrica e acelerar seu tempo de colocação no mercado.

Com informações e imagens da NVIDIA


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: