A Lilium, desenvolvedora do jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), iniciou a produção dos packs de baterias que alimentarão o Lilium Jet em seu primeiro voo pilotado, previsto para o final de 2024. Trata-se de um marco no desenvolvimento do Lilium Jet e segue testes extensivos dos subcomponentes do conjunto de baterias, desde a célula individual até o nível da pilha, com foco no desempenho, na segurança e na conformidade regulatória.

A bateriada Lilium é composta por células de íons de lítio com ânodos dominantes de silício que permitirão maior energia, potência e recursos de carregamento rápido do que as células de ânodo de grafite. Os principais fabricantes de automóveis, como Mercedes, Porsche e GM, planejam incorporar a tecnologia de ânodo de silício em seus veículos elétricos premium.

Os conjuntos de baterias da Lilium estão sendo projetados para atender aos rigorosos requisitos de segurança de aeronaves da EASA em relação à resistência a choques, resistência ao calor, contenção e redundância. Eles também estão sendo projetados para fornecer potência e densidade de energia adequadas para apoiar um modelo de negócios focado na mobilidade aérea regional, e não urbana. A Lilium garantiu direitos de propriedade intelectual abrangentes para sua tecnologia de bateria exclusiva.

As baterias do Lilium Jet estão sendo montadas na fábrica de baterias da Lilium, localizada na sede da empresa nos arredores de Munique, com o auxílio de ferramentas digitais de nova geração que permitem o controle de processos, a coleta eficiente de dados e a rastreabilidade. A Lilium contou com o apoio de fornecedores com ampla experiência em industrialização de baterias, especialmente no setor automotivo, no projeto da linha de montagem e no aumento inicial da produção.

“O início da produção das baterias é um momento de orgulho para a Lilium. A tecnologia de baterias é fundamental para o objetivo de oferecer mobilidade aérea regional sustentável, incluindo a superação dos desafios de desenvolver e industrializar um pack de baterias que atenda aos rigorosos padrões de segurança da certificação de aeronaves. Com o início da produção das exclusivas baterias de alto desempenho para aeronaves do Lilium Jet, a Lilium lançou mais uma pedra fundamental para a concretização da visão da aviação elétrica”, disse o COO da Lilium, Yves Yemsi.

As primeiras unidades da linha de montagem de baterias serão usadas para testes de verificação antes do primeiro voo pilotado do Lilium Jet. Cada aeronave Lilium Jet será equipada com dez baterias que funcionam de forma independente, projetadas para permitir um voo e um pouso seguros, mesmo em caso de falha de uma única bateria.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: