A origem da análise espacial pode ser traçada até a Grécia Antiga, nos primórdios da geografia como campo de estudo. Trata-se de uma ferramenta que auxilia no isolamento das características do objeto a ser estudado, como distância, forma, direção e posição, usando recursos como a geometria e o movimento.

Lançado recentemente pela Edusp, o livro “Análise Espacial em Perguntas”, de Alfredo Pereira de Queiroz, traz questionamentos e respostas sobre a história e a aplicação da análise espacial.

A técnica faz parte da geografia quantitativa, que por anos sofreu críticas dos especialistas alinhados à geografia qualitativa, cujo foco é mais contextual e humanista, mas o autor defende uma coexistência produtiva entre as duas vertentes.

Queiroz também busca fortalecer a coerência textual e metodológica de trabalhos que utilizam dados espaciais, oferecendo uma base mais sólida para a orientação de pesquisadores e docentes.

“Análise Espacial em Perguntas” faz parte da coleção Acadêmica da Edusp, formada por dezenas de livros didáticos que abarcam diversos tópicos, desde a epidemiologia e a física até idiomas e a literatura comparada.

Sobre o autor

Alfredo Pereira de Queiroz atua como professor titular em Geografia, na FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), onde realizou sua graduação. Queiroz também é Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e realizou seu Pós-doutorado em Sistemas de Informações Geográficas na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III.

Com informações e imagens da Edusp
Imagem de capa: Pixabay


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: