Charles Rezende Freitas, diretor da GE21 Geotecnologias, foi agraciado com a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em cerimônia que ocorreu na última quinta-feira (5/9) no auditório da Reitoria, campus Pampulha, em Belo Horizonte.
Trajetória de Charles
Charles Rezende Freitas, natural de Barbacena-MG, egresso do curso de Engenharia Civil em 2001, iniciou sua trajetória no Instituto de Geociências (IGC/UFMG) como monitor de topografia e bolsista de iniciação científica. Charles se envolveu em estudos de geoinformação e geotecnologia, por mais de 8 anos junto ao IGC/UFMG. Ele contribuiu para projetos relevantes, incluindo o mapeamento da Estrada Real e estudos sobre Esquistossomose em Minas Gerais. Realizou um intercâmbio na Universidade de Bologna (Itália), em projeto aplicado ao setor de rochas ornamentais, colaborando para diversos trabalhos de doutorado e mestrado relacionados com o tema.
Entre 2002 e 2008, Charles foi peça-chave na implementação dos cursos de extensão e especialização em Geoprocessamento, ajudando a formar mais de 250 alunos e consolidando o IGC como um polo nacional de formação em geotecnologias. Desde 2008, na iniciativa privada, ajudou a conceber, coordenar e executar projetos de grande porte, como o DataGEO (SP), a Sala de Situação em BH (MG) e diversos projetos de geoprocessamento para empresas como a Vale, VLi, CEMIG, dentre outras.
Em 2016, Charles ajudou a fundar a GE21 Geotecnologias. A jovem empresa conta hoje com uma equipe de aproximadamente 50 profissionais, diversos deles ex-alunos da UFMG. Sob sua direção, a empresa desenvolveu projetos inovadores como a IDE de Fortaleza, a IDE do Espírito Santo (GeobasES) o projeto Municípios Paulistas Resilientes e a plataforma de Geodesign BRA, demonstrando seu compromisso com o avanço das geotecnologias e a formação de novos profissionais na área.
Em vinte e dois anos de profissão, Charles trabalhou para duas multinacionais do setor de geociências, Coffey e TetraTech, além de ter atuado na Geoexplore, uma das empresas mais inovadoras e pioneiras no segmento de geociências no Brasil. No setor público, atuou pela Prodabel em Belo Horizonte, sempre em papéis de liderança e de forte influência para o desenvolvimento do setor no Brasil. Charles é conhecido por sua vocação para projetos inovadores, seu espírito empreendedor e sua natureza dinâmica e agitada.
“Receber a Medalha de Honra da UFMG é um reconhecimento não apenas do meu trabalho, mas também do esforço coletivo de todos os profissionais com quem tive e tenho o privilégio de trabalhar. Esta honraria reforça nosso compromisso com a educação, com a inovação e a excelência no campo das geotecnologias,”
afirmou Charles Rezende Freitas.
A condecoração
A Medalha de Honra da UFMG é uma das mais prestigiadas condecorações concedidas pela universidade, destacando ex-alunos que demonstraram excelência em suas carreiras e impacto positivo na sociedade.
Esta homenagem que já foi entregue a 123 personalidades graduadas na UFMG, entre elas a ministra do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármem Lúcia, o cartunista Ziraldo, dentre outras tantas personalidades.
Com informações e imagens da GE21 Geotecnologias
Imagem de capa: Jebs Lima | UFMG
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs
Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: