Foi formalizado no dia 26 de maio passado o Adendo no. 1 para o Acordo-Quadro de Colaboração entre a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O documento estabelece uma cooperação para a aplicação de tecnologias de armazenamento de alto desempenho do CERN no compartilhamento de dados em larga escala para pesquisas em ciências ambientais, monitoramento da poluição e mudanças climáticas.
O acordo prevê a capacitação de dois especialistas do INPE no CERN, entre setembro de 2025 e abril de 2026.
O INPE e o CERN destacam a importância dessa parceria, que alia expertise internacional a projetos estratégicos nacionais, fortalecendo a capacidade brasileira em pesquisa e inovação.
Sobre as instituições
O CERN é o principal laboratório mundial em física de partículas, promovendo colaborações científicas de caráter fundamental com instituições de diversos países.
O INPE, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é referência em pesquisa espacial, observação da Terra, estudos e modelagem do tempo e clima e desenvolvimento de tecnologias associadas.
A cooperação entre as duas instituições consolida o compromisso do INPE com o avanço científico e a aplicação de tecnologias de ponta em benefício da sociedade.
Com informações e imagens do INPE
Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs
Veja como foram as feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: