O recente conflito entre Israel e Irã, que em apenas 48 horas resultou na eliminação da cúpula militar iraniana por meio de uma ofensiva com drones, revelou ao mundo que os números de poderio militar nem sempre contam a história completa.

Mesmo ocupando posições semelhantes no ranking Global Firepower Index (15ª para Israel e 16ª para o Irã), as duas nações operaram com capacidades tecnológicas em níveis completamente diferentes, com o Irã incapaz de detectar grande parte dos veículos aéreos não tripulados que o atingiram.

Segundo Hen Harel, especialista em segurança estratégica e CEO da Ôguen Tecnologias, empresa de tecnologias avançadas para proteção perimetral, o episódio reforça a urgência de países como o Brasil em revisar suas estratégias de defesa contra ameaças de drones.

“Estamos diante de um cenário onde um exército opera com ferramentas do amanhã, enquanto o outro responde com soluções do passado. Esse tipo de vulnerabilidade expõe qualquer nação a riscos sérios e exige uma mudança imediata na forma como a proteção é planejada e executada”,

afirma.

Harel destaca que os principais desafios hoje envolvem a detecção e neutralização de drones de pequeno porte, muitos deles artesanais, operando fora de padrões conhecidos de protocolo ou frequência. As soluções tradicionais, pensadas para caças ou helicópteros, já não são suficientes para lidar com ameaças aéreas quase invisíveis e de difícil rastreamento, especialmente em ambientes urbanos ou com alto nível de interferência.

É nesse contexto que tecnologias como a solução R2, desenvolvida e comercializada pela Ôguen no Brasil, ganham protagonismo. O sistema é capaz de identificar qualquer tipo de drone, inclusive modelos FPV improvisados ou dispositivos militares de última geração, sem necessidade de interceptar protocolos de comunicação ou decifrar dados criptografados.

“O ritmo das ameaças mudou. Hoje, quem não consegue detectar drones em tempo real simplesmente está vulnerável”,

conclui o especialista.

Mais informações: www.oguen.com

Com informações da Ôguen
Imagem de capa: Wikimedia Commons


Receba notícias sobre Drones, Geo, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Siga nossas redes sociais de Drones, Geotecnologias, Espaço e eVTOLs


Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: