A alta produtividade nos levantamentos diminuiu consideravelmente o tempo em campo. Isso fez com que muitas tarefas de cálculo em campo e escritório fossem inseridas nas estações totais por meio de programas.

Além de potencializar as estações, os softwares facilitam levantamentos via cálculos tornando operações que antes eram trabalhosas em tarefas práticas e funcionais, realizadas no próprio equipamento, sem auxílio de calculadoras. Além disso, permitem verificações que anteriormente só eram possíveis em escritório.

A quantidade de programas depende muito do modelo da estação. Ou seja, as mais simples possuem os básicos, enquanto as mais sofisticadas contam com um número maior de softwares com certeza mais avançados.

Opções
De acordo com as estações totais, existem várias opções de programas internos com funções de extrema importância. Alguns deles são descritos a seguir:

Distância entre pontos permite o cálculo da distância inclinada, distância horizontal, diferença de cota, declividade e azimute entre 2 pontos quaisquer. Existem características muito importantes na seleção dos 2 pontos, que podem estar gravados dentro da estação ou simplesmente podem estar sendo medidos em operação chamada Online.

Cálculo de Área calcula a área entre vários pontos conectados. Geralmente a quantidade de pontos é ilimitada e possui os mesmos métodos de seleção de pontos do programa anterior. Algumas estações totais permitem até a visualização do traçado da área definida.

Linha de Referência possibilita locação e verificação de ruas ou edificações. Uma linha de referência será definida em relação a uma linha base, que pode ser uma divisa, por exemplo. A linha de referência poderá ser afastada paralelamente à linha base ou rotacionada em função do primeiro ponto base.

Estação Livre (Resection) com no mínimo 2 pontos de coordenadas conhecidas, o programa calcula as coordenadas e orientação horizontal do ponto estacionado. Esse método também é conhecido como Interseção à ré.

Elevação Remota – pode definir a altura de um ponto onde o prisma não pode ser colocado. Nesse programa a estação total visa o prisma como base podendo calcular a altura de pontos posicionados acima ou abaixo da visada. Como utilidade principal estão as determinações de alturas de estruturas como pontes e barragens, construções e linhas de transmissão.

Medição de Pontos Ocultos – na mesma linha do programa anterior, aqui o prisma pode ser colocado ao lado de um poste ou de uma coluna, por exemplo, onde é medida a distância. O ponto visado pode ser deslocado agora para seu eixo, onde a distância é praticamente a mesma, atualizando o ângulo horizontal. Nessa etapa o ponto já pode ser gravado com respectivos ângulos e distâncias

Locação – permite cálculo dos elementos de locação (ângulos e distância) tomando como base coordenadas armazenadas ou indicadas manualmente. Usa locação polar, possibilitando ao operador visualizar variações de ângulos e distâncias após tentativas de locação até chegar ao ponto desejado.

Poligonal – existente em modelos de estações totais mais sofisticados, calcula erros de fechamento planimétricos e altimétricos, entre outros parâmetros como azimute do erro e também precisões planimétricas e altimétricas

Funções Cogo (Geometria de Coordenadas) esse programa permite a utilização de funções de geometria como interseções entre retas e curvas, ou cálculo de um novo ponto a partir de um ponto conhecido, com azimute e distância.

A PROGRAMAÇÃO DAS ESTAÇÕES TOTAIS

Além dos programas gerais, que usualmente estão prontos nos equipamentos, existe ainda a possibilidade de inserção de novos programas nas estações de porte. Para isso, é necessário usar linguagens de programação específicas com núcleo bem similar às linguagens mais comuns e conhecidas. Desse modo, poderão ser construídas funções de ajuste de parâmetros, de medição e cálculos geodésicos (todas com simulação no próprio computador). E, principalmente, definir por meio também de programas, interfaces mais diretas com o software topográfico para as etapas de desenho.

UTILIZAÇÃO

Percebe-se que muitos usuários deixam de aproveitar boa parte dos recursos oferecidos pelas estações totais em seu dia a dia. Por mais simples que seja o modelo da estação, existem programas internos que devem ser usados para aproveitamento total do equipamento, o que nos leva a palavras já citadas : treinamento e suporte técnico.

Fernando César Ribeiro é engenheiro civil e consultor técnico da Manfra & Cia Ltda (PR). email: fcribeiro@manfra.com.br