Com o sucesso fenomenal deste ano, a GITA demonstrou que sua Conferência Anual é o mais importante evento da indústria Geoespacial ao redor do mundo.
Por Elizabeth Roberts

O interesse na tecnologia de informação Geoespacial e suas aplicações orientadas ao espaço quebrou todos os recordes quando 3.840 participantes se reuniram na XXIII Conferência Anual da GITA, ocorrida de 26 a 29 de março deste ano no Centro de Convenções do Colorado, em Denver, (EUA). Delegados de 45 nações que buscavam as últimas novidades na tecnologia de informação Geoespacial encheram o Centro de Convenções, abarrotando as salas de aprendizado e causando uma inédita lotação de 20 dos 22 seminários com duração de um ou meio dia. Além disso, o salão de exibições foi tomado por uma circulação ininterrupta de pessoas. "É inacreditável, muito além do esperado", disse o diretor executivo da GITA, Bob Samborski.

O diretor executivo e o presidente da GITA, Bob Samborski (esquerda) e Dan Bowditch, respectivamente, planejam a participação da GITA no GEOBrasil 2000 com Duda Escobar, da Alcântara Machado.

A abertura oficial da Conferência ocorreu na segunda-feira à tarde (26), quando Bob Samborski e o presidente da GITA Dan Bowditch cumprimentaram os presentes e emitiram calorosas boas vindas. Em seguida, a diretora da Conferência, Lisa Marcou Soiland, da American Management Systems Inc., entregou um documento onde convidou o auditório a empregar Tecnologias de Informação Geoespacial para conseguir melhorias significativas no desempenho dos negócios.

A GITA premiou com o troféu "2000 Excellence Award" na categoria de Utilitie elétrica a Carolina Power & Light Company of Raleigh, representada na ocasião por Jean M. Brenneman. Receberam também o "2000 Excellence Award", pela implantação de tecnologias de AM/FM/GIS na categoria de Utilitie de Gás, os executivos Stephen R. Newman e James Averweg, da MidAmericam Energy, em Iowa.

A premiação foi seguida por um discurso motivacional do atleta medalha de ouro olímpica Dan Jansen. O atleta disse "eu não tento ser melhor do que qualquer um. Eu tento ser melhor do que eu mesmo". Ele recomendou o estabelecimento de metas, enfrentar a competição e usar o trabalho em equipe para vencer. Explicou que, ao passo que todos devem estabelecer objetivos, focalizar o "topo da montanha" pode não ser a melhor maneira de atingi-los. Lembrou a todos que esses objetivos são alcançados pouco a pouco, com várias pequenas tarefas. O foco deve estar em atingir essas pequenas metas.

Jansen recomendou também estar ciente dos concorrentes, mas não temê-los. "Se você o fizer", disse, "isso irá afastá-lo do que você faz melhor". Nos termos do trabalho em equipe, incentivou pessoas a trabalharem juntas para resolver problemas. A apresentação de Jansen incluiu um vídeo de sua tumultuada carreira como atleta, em que superou 10 anos de desapontamento e emergiu triunfante quando ganhou uma medalha de ouro na sua última corrida. "A sessão de abertura foi maravilhosa, Dan Jansen é muito inspirador", comentou um participante.

As 80 sessões educacionais que foram oferecidas enquanto parte do programa técnico provaram ser muito populares entre os participantes deste ano. Os 13 tópicos de interesse variaram do desenvolvimento dos dados e arquitetura do sistema para unir empresas até a exploração de campo e tecnologias móveis. "O programa educacional é realmente bom. Supre as necessidades do que estou precisando", disse Tom Jendras, supervisor da gerência de exame e operações de Gás da Baltimore Gas and Eletric Company. Lee Melville, assistente do gerente de informação da UnitedNetworks concorda: "eu aprendi muito nos seminários e sessões".

Três discussões do ciclo dos "visionários da indústria" abordaram os tópicos atuais das fusões e aquisições, o futuro do GIS, e componentes de interoperabilidade em GIS. O já popular ciclo Mega incluiu Stewart Asbury (Byers Engineering Company); Joseph Astroth (Autodesk Inc.); Steve Cooperman (Oracle Corporation); Roger Coupland (Intergraph Public Safety); Jack Dangermond (ESRI); e Richard Newell (Smallworld plc). O moderador do painel era Bill Nantell (ASI World Wide). Em sua discussão, os palestrantes especularam sobre o futuro do GIS e expressaram pontos de vista diferentes sobre o papel da Web nas vendas de software no futuro.

Entretanto, a maioria concordou que há ainda muito trabalho a ser feito antes que o case de negócios com GIS esteja concluído. Asbury comentou que "é hora de parar de falar sobre a tecnologia e de começar a atentar para o negócio real de fornecer aplicações de elevada produtividade ao usuário final. A indústria está em um ponto onde os resultados reais necessitam ser entregues aos usuários para lhes ajudar a fazer seus trabalhos com mais qualidade".

Cento e quarenta e dois expositores encheram o salão de exibições, tendo por resultado a venda total do espaço para mostra pelo segundo ano consecutivo. A atividade no salão agradou participantes e vendedores igualmente. "O salão de exibições é incrível. Há quase coisas demais para se olhar, a variedade é imensa", disse Jeff Slocum, da Base da Força Aérea de Eglin, complementando que "o salão de exibições oferece muito a todos. Há soluções para tudo que você possa estar fazendo".

Os expositores, em particular, estavam animados com a resposta do público na mostra. David Spalding, diretor de vendas de serviço público de GIS da Dimension4, disse que "o tráfego entre os stands foi fenomenal". Michael Scanlon, da Great Arc Technologies atestou: "nós tivemos atividade incessante no nosso stand".

Flavio Yuaça e Geovane Magalhães, que apresentaram o seminário "Ciclo de Vida e Administração de Projetos GIS", no ExpoGEO, em maio de 1999, transformaram-se nos primeiros "instrutores certificados pela GITA", durante a sessão Mesa Redonda Internacional GITA. Yuaça e Magalhães darão o mesmo seminário outra vez este ano, no GEOBrasil 2000, e o seminário de Conversão de Dados será apresentado no evento por Edson Arias Santos, da Telecomunicações de São Paulo S.A., e Enaldo Montanha, do CTGEO.

Com o sucesso fenomenal deste ano, a GITA demonstrou que sua Conferência Anual é o mais importante evento da indústria Geoespacial. O antigo membro Brent A. Jones registrou que "nenhuma outra Conferência atrai tantos usuários bem informados em tamanha quantidade. A GITA mostra como esta indústria avançou nos últimos anos".

Os trabalhos já estão direcionados para os planos da Conferência da GITA do ano que vem: "2001: Uma Odisséia Geoespacial", programada para 4 a 7 de março, no Centro de Convenções de San Diego, Califórnia. Os detalhes estarão disponíveis no Web site da associação: www.gita.org. Não perca.

Elizabeth Roberts
é Diretora de Comunicação de Marketing da GITA, e-mail: eroberts@gita.org. Site da GITA: www.gita.org.