Livro de Frank Jozsa Jr. e John Guthrie Jr. analisa o efeito da mudança de cidade no resultado esportivo e econômico de times profissionais de futebol, basquete e baseball, do período de 1950 ao presente

Entre as estratégias sugeridas por Wurman para a sobrevivência na selva de informações da vida contemporânea, a que mais funciona para mim é a de "seguir o próprio interesse". Implícita nela, por complementaridade, está a de "deixar de lado o que não interessa". Esta última é mais difícil de colocar em prática. Por exemplo: nunca consegui livrar-me totalmente de um certo constrangimento pela minha ignorância, atualmente em estágio bastante avançado, sobre as coisas de esportes, em geral, e de futebol, em particular.

Recentemente, no entanto, um livro veio em meu socorro. Trata-se do Relocating Teams anda Expanding Leagues in Professional Sports: How the Major Leagues Respond to Market Conditions, publicado em 1999 pela Quorum Books, de Westport e Londres. Neste trabalho, Jozsa e Guthrie analisam a atuação de equipes profissionais como empreendimentos comerciais e destacam sua localização como fator importante de sucesso.

Faz sentido. O importante papel cultural desempenhado pelos esportes na vida dos fãs é sustentado por uma enorme engrenagem industrial e varejista. Se os torcedores comparecem aos eventos, acompanham os sucessos e fracassos de seus times e discutem as carreiras dos "craques", isso só é possível porque há clubes, de um lado, e público com renda, de outro. Intermediados, claro, por estádios, vias de acesso, meios de transporte, jornais, revistas, rádio e televisão. Ou seja: todos os elementos básicos do Geomarketing.

Partindo desta premissa, Jozsa e Guthrie fazem um amplo levantamento das circunstâncias históricas e dos fatos demográficos e econômicos que impactaram a relocalização de times e expansão da National e da American Football Leagues (NFL e AFL); da National e da American Basketball Associations (NBA e ABA); e da Major League Baseball (MLB) nos últimos 50 anos. Entre 1950 e 1997, por exemplo, 37 times profissionais mudaram de cidade (10 de baseball, 5 de futebol e 22 de basquete). No caso do baseball, aproximadamente 70% dos locais para onde as equipes se deslocaram tinham uma população menor do que a área metropolitana de origem e 60% apresentava renda per capita inferior; mas a grande maioria apresentava altas taxas de crescimento populacional. Após a mudança, a porcentagem de vitórias dos times aumentou, o público pagante nos jogos "em casa" cresceu, as receitas e os lucros se ampliaram. A tabela a seguir, extraída do livro, reflete dados a respeito de times de baseball da National League

Num mercado livre e competitivo a decisão de relocalizar um time seria apenas uma estratégia de negócio: o proprietário do time espera maximizar seus lucros, ou o valor da franquia, mudando a sede do time para um local com maior potencial populacional (corrente e de crescimento), nível adequado de renda, e características favoráveis em termos de mercado local e regional de rádio e televisão. Como, contudo, os mercados de esporte estão longe de serem livres e competitivos (no sentido econômico), mais se aproximando de cartéis regulados pelas federações, os autores colocam-se fortemente a favor da manutenção e ampliação de legislação anti-truste para regular o setor. Os argumentos são fortes.

No conjunto, o livro Relocating Teams é um estudo altamente informativo sobre a localização de equipes americanas, que mostra uma área de atuação promissora para o Geomarketing brasileiro.

Para ignorantes em esportes, como eu, levanta mil questões sobre a situação brasileira e dá novo colorido aos temas correlatos que vêm sendo discutidos nos lugares mais diversificados do país – do Congresso às delegacias de polícia. Finalmente, para os fanáticos por futebol que sejam também mestrandos ou doutorandos, este trabalho é um modelo de pesquisa que mereceria ser adaptado e replicado no Brasil. Se alguém conhecer algo já realizado nesta linha, por favor me avise. Fiquei interessado.

Leia mais: JOZSA Jr, Frank P. e GUTHRIE Jr, John J. Relocating Teams and Expanding Leagues in Professional Sports: How the Major Leagues Respond to Market Conditions. Westport and London: Quorum Books, 1999, 206 pp. (Disponível em várias livrarias virtuais).

Francisco Aranha, Doutor em Administração de Empresas, é professor da FGV/EAESP
e consultor em Marketing de Precisão. Email:francisco.aranha@fgvsp.brWebsite: www.fgvsp.br/aranha