Colunista auxilia navegação dos leitores selecionando algumas das mais importantes fontes de informação disponíveis na rede

Eu venho recebendo correios eletrônicos de vários leitores me perguntando sobre referências sobre Geodésia e posicionamento por satélites, e muitas das vezes, bastante especificamente, sobre GPS. Dentro do possível, respondo indicando fontes de consulta na Internet sobre os assuntos de interesse. O fato é que a Internet realmente se consolidou como uma importantíssima fonte de informação. Ela está lá para ser garimpada. Só que muitas vezes, este garimpo pode tomar tempo. Nesta coluna, eu procuro listar algumas das que julgo as mais importantes fontes de informação disponíveis na Internet sobre Geodésia e GPS. Obviamente, aqui é apresentada uma pequena lista, mas que serve como base para aqueles que desejarem mais informações, e estiverem dispostos a seguir os links da teia.

Fontes de consulta sobre Geodésia:
 Tutorial on line em Geodésia, escrito por P. Vaníèek. Oferece uma visão geral sobre Geodésia. Ver em: http://einstein.gge.unb.ca/tutorial/tutorial.htm.
 Informação específica sobre sistemas de tempo pode ser encontrada no texto The Science of Timekeeping, escrito por David W. Allen, Clifford C. Hodge and Neil Ashbyare. Ver em: http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/5965-7984E.pdf.
 Informação relacionada a sistemas de coordenadas (e mais diversos outros links) pode ser encontrada em Coordinates, Datums and Transformation Information, preparada por Bob Burtch. Ver em: http://users.netonecom.net/~rburtch/geodesy/datums.html.

Organizações que lidam com Geodésia:
 A Home Page da Associação Internacional de Geodésia (International Association of Geodesy, IAG) descreve os desafios contemporâneos da Geodésia e as atividades de diversos grupos de trabalho sobre os mesmos. Ver em: http://www.gfy.ku.dk/~iag.]
 O Serviço Internacional de Rotação da Terra (International Earth Rotation Service, IERS) produz o referencial ITRF (International Terrestrial Reference Frame) sobre o qual as versões mais recentes do WGS84 (usado pelo GPS) se baseiam. Ele também divulga as coordenadas instantâneas do polo de rotação da Terra e as correções dos segundos bissextos. Ver em: http://hpiers.obspm.fr.
 No site do International GPS Service (IGS) o leitor irá encontrar as chamadas órbitas precisas e valores de correção para o relógio dos satélites GPS, para serem usadas em processamentos mais rigorosos. Ver em: http://igscb.jpl.nasa.gov.
 Um site interessante é o do NIMA (U.S. National Imagery and Mapping Agency), que traz informações relacionadas ao WGS84, entre outras. Ver em: http://www.nime.mil/GandG.
 O Serviço Internacional de VLBI (International VLBI Service, IVS) coordena atividades ligadas a VLBI. Incluí informações sobre VLBI. Ver em: http://lupus.gsfc.nasa.gov/ivs/ivs.html
 Para informações sobre o emprego do laser no posicionamento de satélites e demais links, visite o site do International Laser Ranging Service. Ver em: http://ilrs.gfsc.nasa.gov.

Fontes de consulta sobre GPS:
 Overview of GPS, escrito por Peter Dana, e selecionado como o melhor site sobre GPS pela revista GIS World. Ver em: http://www.colorado.Edu/geography/gcraft/notes/gps/gps_f.html.
 O site mantido por J. Mehaffey e J. Yeazel contém informações sobre GPS. Ver em: http://joe.mehaffey.com.
 Para informação sobre a constelação atual do GPS, ver em: http://www.spaceflightnow.com/delta/ 281/gpsconstellation.html.

 Para acesso às colunas Innovation da revista GPS World, que contém excelentes artigos técnicos introdutórios sobre GPS. Ver em: http://www.gpsworld.com/article/features.htm#columns ou em http://gauss.gge.unb.ca/gpsworld/InnovationCatalogue4-99.pdf.
 Calendários para trabalhar com GPS, contendo datas Gregoriana and Juliana modificada, dia corrido do ano (DOY) e semana GPS. Ver em: http://www2.geod.nrcan.gc.ca/~craymer/gpscal.
 O site do consórcio de instituições que trabalham com aplicações GPS de alta precisão das mais diversas UNAVCO (University NAVSTAR Consortium). Dentre outras informações, contém o programa TEQC, para verficação da qualidade dos dados GPS e GLONASS.
Ver em: http://www.unavco.ucar.edu/
 O site do FAA (Federal Aviation Administration) contém, dentre outras, informações sobre desenvolvimentos ligados à expansão do alcançe do DGPS. Ver em: http://gps.faa.gov.

Existem diversos sites que oferecem links dos mais diversos. Dentre eles, menciono o mantido por A. Leick, sobre GPS & Glonass e Geodésia, no qual as entradas estão organizados em ordem alfabética. Ver em: http://www.spatial.maine.edu/~leick/alpha.htm. O outro é mantido por M. Craymer. Ver em:
http://www2.geod.nrcan.gc.ca/~craymer/. Estes sites também oferecem links para publicações das mais diversas sobre Geodésia, GPS e ajustamento, além de programas e toolboxes.

No site
http://www2.geod.nrcan.gc.ca/~craymer/tcg encontra-se o Table of Contents in Geodesy. Trata-se do conteúdo de jornais e revistas especializadas em Geodésia, desde os meados da década de 90. Importante para aqueles que buscas fontes bibliográficas em artigos científicos.

Para finalizar, faço menção ao site do IBGE, mais especificamente, do Departamento de Geodésia. Nele, encontram-se informações das mais diversas sobre as redes fundamentais, referenciais geodésicos, e SIRGAS. Ver em: http://www1.ibge.gov.br/ibge/geografia/geodesico/default.php. 

Marcelo Carvalho dos Santos é Ph.D. em Geodésia e Engenharia Geomática pela Universidade de New Brunswick, Canadá, onde é professor adjunto e membro do Laboratório de Pesquisa Geodésica. E-mail: msantos@unb.ca