Mercado ainda busca a aplicação que será um grande sucesso comercial

Mais de seis anos se passaram desde que a "corrida do ouro" dos serviços baseados em localização (Location-based Services – LBS) foi iniciada pelo governo norte-americano, e até hoje as operadoras de telefonia móvel, provedores de serviços, provedores de conteúdo e fabricantes procuram uma aplicação comercial que marque o início dos anos dourados dos LBS comerciais.

Ela está logo ali em algum lugar entre as operadoras e prestadores de serviço, em meio às software-houses e provedores de conteúdo, esperando para ser descoberta, desenvolvida e implementada. Quando apresentada aos seus futuros usuários, transformará silício, bases de dados e ondas eletromagnéticas em puro ouro!!! Quem é ela? É a tão desejada e procurada "Killer Application", uma aplicação de LBS que será um grande sucesso comercial entre os assinantes de telefonia móvel, e que irá sozinha gerar tanta receita que justificará todo investimento em tecnologia necessário para operar uma aplicação de LBS comercial.

Há mais de três anos, nos seminários e conferências, nas feiras e eventos, sempre escuto pessoas dizendo que finalmente descobriram e identificaram a tal "Killer Application". Uns juram que ela pertence à classe das aplicações de rastreamento (Tracking) do tipo "encontre meu carro roubado", outros afirmam convictos que ela só pode estar na categoria do e-commerce tais como os LBSs do tipo "compra por impulso" (Push Advertisement), e tem ainda aqueles alegam que nossa "Killer Application" tem a cara de serviços de informações locais (directory assistance) como as Location-based Yellow Pages (Páginas Amarelas baseadas em localização).

A verdade é que, quando submetidas à prova da fria planilha do Business Plan de um operador/investidor, nenhuma aplicação sozinha conseguiu passar no teste para debutar sobre uma dispendiosa plataforma tecnológica de Localização de Alta Precisão. Para se localizar handsets com alta precisão em escala comercial, os investimentos são consideráveis e fica muito difícil encontrar uma única aplicação, ou um serviço ao usuário, que gere receita suficiente para justificar os investimentos em tais plataformas.

Mas todo mundo não iria querer localizar seu carro roubado em segundos, ou saber se está pertinho de um parente ou amigo??!!! A resposta é sim, mas quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por isto? Se tentarmos recuperar o investimento em tecnologia de localização através de um único serviço, este terá um custo proibitivo para o usuário final, o que inviabilizaria sua operação. A saída seria montar um conjunto de aplicações (serviços) que, juntos, gerariam receita suficiente para viabilizar o Business Plan dos LBS em escala comercial.

Mas, afinal, o que caracteriza uma "Killer Application"? Este é outro ponto polêmico, pois uma aplicação é dita "Killer Application" se atender a uma série de requisitos que variam conforme os interesses de quem está analisando a coisa. Uma operadora de telefonia móvel pode, por exemplo, achar que uma aplicação que gere um excelente diferencial de serviço garantindo uma boa fidelização de sua base de assinantes é uma "Killer Application", pois o serviço (a application) tem alta penetração, ótima aceitação e é um sucesso entre os assinantes. Neste caso, mesmo que a receita direta gerada pelo serviço seja sofrível, os ganhos indiretos compensam para a operadora de telefonia móvel.

Já para um fornecedor de conteúdo ou ainda um operador de serviços, tipo um Bureau de LBS, o cenário acima está longe de ser satisfatório pois apenas as aplicações (serviços) boas e geradoras de receita direta é que interessam aos negócios. Desta forma, ao contrário do que ocorre para uma operadora de telefonia móvel, para este operador de serviços ou ainda para um fornecedor de conteúdo tal aplicação não seria considerada uma "Killer Application".

Diferente do mercado norte-americano, onde o governo literalmente obrigou as operadoras celulares a investirem em plataformas de localização de alta precisão, o mercado brasileiro não estará servido desta tecnologia enquanto não aparecer um conjunto de serviços capazes de justificar o investimento. De forma semelhante ao antigos alquimistas que passaram a vida procurando a "Pedra Filosofal", a qual transformaria outros metais em ouro, o mercado de serviços móveis parece estar em busca de um único serviço (uma aplicação) milagroso para viabilizar a implantação de uma plataforma de localização, a qual certamente suportaria uma série de outros serviços que, juntos, gerariam excelente receita e diferencial estratégico para as operadoras e outros segmentos do mercado, tais como seguradoras de veículos, governo, comércio varejista, entretenimento, etc.

Parece óbvio então que o mercado deve concentrar esforços em reunir um conjunto de serviços para iniciar o "pay-back" dos investimentos em tecnologia de localização, abrindo terreno para os futuros serviços que virão, ao invés de ficar segurando o progresso na dependência do aparecimento de uma "Killer Application". Com as plataformas de localização operacionais, a criatividade dos desenvolvedores encontrará um real incentivo comercial para criar, quem sabe, a desejada "Killer Application"… Abramos as portas que ela naturalmente aparecerá.

Romualdo Henrique Monteiro de Barros é especialista em Serviços para Telefonia Móvel e diretor da InteliRedes Ltda.rbarros@inteliredes.com.br