Os principais produtos do mercado relacionados em tabela comparativa

Os receptores de dupla freqüência (L1/L2) contam praticamente com todas as funções necessárias aos levantamentos topográficos e geodésicos, podendo ser utilizados para os mais diversos fins, tais como: cadastro, GIS, densificação de redes, pontos de apoio aerofotogramétrico, medição de imóveis, cadastro, locações e coleta de dados para GIS.

Estes equipamentos estão aptos a realizar todos os métodos de rastreio (dependendo da configuração adquirida pelo usuário). São equipamentos que operam utilizando as portadoras L1 e L2 ou apenas o código (C/A), podendo ser definido pelo usuário em função da acurácia necessária a cada um dos serviços. Existe ainda a opção sobre o método de rastreio a ser utilizado: stop and go, cinemático, estático e cinemático em tempo real, etc. (dependendo da configuração adquirida pelo usuário). Em razão de operarem com a portadora L2, estes equipamentos possibilitam sua utilização em levantamentos com bases longas se comparados aos equipamentos de uma freqüência.

A classificação ao lado esta baseada no tipo de dados proporcionados pelo receptor. Sendo assim, estes estão classificados como receptores de dupla freqüência (L1/L2), apesar de também rastrearem o código código C/A ("coarse acquisition"). Se optássemos por classificá- los segundo sua aplicação, eles o seriam como geodésicos.

A escolha dos receptores aqui analisados recaiu somente sobre os fabricantes que possuem uma presença mais marcante neste segmento de mercado, e, conseqüentemente, que possuem representantes aqui no Brasil.

Como linha mestra de todas as tabelas comparativas até agora elaboradas, observamos que a idéia de reunir estas informações em uma única tabela não é julgar ou classificar cada um dos receptores, já que cabe ao futuro usuário buscar qual deles atenderá as suas necessidades, seja em função dos recursos que cada receptor dispõe, seja através de outros parâmetros, tais como: preço, opção por marca, suporte técnico: "in loco" ou remoto e programa de treinamento.

O objetivo desta tabela é condensar informações em um único local, visando subsidiar tecnicamente a escolha de um produto pelo futuro usuário, através de informações básicas sobre os recursos de cada um dos receptores aqui analisados, permitindo assim que seja possível avaliar a relação custo x benefício de cada produto.

A metodologia para a elaboração desta tabela consistiu em selecionar além das funções básicas que o receptor GPS deveria ter para executar as atividades anteriormente descritas, outras qualidades que possibilitassem diferenciá-los uns dos outros. Uma vez definidas, a tabela foi enviada às empresas representantes dos equipamentos analisados para que fossem preenchidos os campos referentes às funções escolhidas. Caso alguma empresa fizesse a inserção de um novo item, este era novamente enviado as demais empresas consultadas.

Com esta tabela, esperamos ter ajudado aos futuros usuários na escolha de seu receptor, seja através das informações aqui descritas ou ainda por despertar o senso crítico quando da análise desta. Caso ainda necessite maiores informações sobre cada um dos produtos aqui apresentados, consta na última linha desta tabela a relação das empresas responsáveis pelos produtos com os seus respectivos endereços e telefone para contato.


clique na imagem para amplia-la

Wanderley Kampa Ribas
Engenheiro Cartógrafo
wanderley@esteio.com.br

José Alexandre Ferreira da Silva
Engenheiro Cartógrafo
alexandre@esteio.com.br