A Vivo está lançando no país serviços de terceira geração (3G) de telefonia celular. A companhia dá destaque aos serviços de localização nestes equipamentos. Eles são baseados na tecnologia gpsOne, da Qualcomm, que faz utilização de satélites GPS e estações rádio base da rede CDMA2000 1x da Vivo.

O sistema oferece resultados com precisão que varia entre 5 e 50 metros. Para usar o serviço, é preciso baixar três aplicativos para os telefones: Vivo Localiza, Vivo Aqui Perto E Vivo Onde Estou?. No primeiro, o usuário pode receber informações por meio do celular da posição geográfica de outros usuários de celular, que tenham permitido a ação.

No Vivo Aqui Perto, é possível procurar estabelecimentos por proximidade, categoria e nome. Já com o Vivo Onde Estou? os donos dos celulares poderão descobrir a posição exata do próprio aparelho por meio de texto e mapa.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas para os donos dos aparelhos V710, da Motorola. Outros dez modelos de celulares compatíveis com o novo serviço devem ser lançados até o fim deste ano.

O serviço chega ao Brasil, primeiro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.