Mais uma vez o Reino Unido se coloca a frente no mercado geotecnológico. Uma estudante universitária do país criou um aparelho que permite localizar crianças perdidas em shopping centers, ruas e outros lugares.

Desenvolvida por Karen Balbi (21), da Universidade de Brunel, a tecnologia utiliza tecnologia de satélites. O produto, batizado de Trac, é formado por um transmissor que é colocado nas calças das crianças, enquanto os pais ficam com um receptor de sinais. Caso os filhos desapareçam de vista, eles podem ser localizados pelo aparelho, que recebe os sinais de GPS (Sistema Global de Posicionamento) enviados pelos transmissores das crianças. O receptor, que fica com os responsáveis, possui uma tela que usa setas para mostrar qual direção a ser seguida.

Com um raio de precisão de 150 metros, a novidade pode ser brevemente lançada no mercado. Karen espera atrair o interesse de alguma companhia para poder fabricar o produto, que deverá custar cerca de R$600,00.

"Tínhamos que pensar em um problema que precisasse de solução para nosso projeto de conclusão de curso", disse Balbi. "Então lembrei que me perdia sempre em shoppings, o que deixava meus pais bastante irritados", concluiu.