Tabela avalia programas de topografia utilizados para importação de dados, cálculos, geração de desenhos e ferramentas para edição

Os softwares aqui apresentados têm sua aplicação basicamente no processamento de dados coletados em campo através de levantamentos topográficos e geodésicos, mais comumente executados pelos profissionais da área. Além disso, estes permitem a geração de novos produtos a partir da base de dados calculada, visando sua utilização em outras aplicações na vasta área da Engenharia, tais como: cálculo de área e volume, geração de modelo digital do terreno, memoriais descritivos, plantas, projetos viários, exportação de dados e produtos para outros softwares.

Para a escolha dos softwares aqui analisados, utilizou-se como fonte de busca revistas especializadas, experiência no mercado e também os programas utilizados pelos profissionais responsáveis pela tabela comparativa.

A idéia de reunir estas informações em uma única tabela não é julgar ou classificar cada um dos softwares, já que cabe ao futuro usuário buscar qual destes atenderá às suas necessidades, seja em função dos recursos que cada software dispõe, seja através de outros parâmetros, tais como preço, hardware requerido, instalação, suporte técnico ("in loco" ou remoto), programa de treinamento ou programa de atualizações (versões ou correções), por exemplo.

A metodologia para a elaboração da tabela comparativa consistiu em selecionar tarefas que contemplassem todas as fases de um levantamento, desde a importação dos dados a partir de diferentes equipamentos e arquivos, tipos de cálculo, geração de desenhos e produtos correlacionados e ferramentas para edição, ou seja, se os softwares por si só poderiam garantir aos profissionais o desenvolvimento de suas atividades sem precisarem recorrer a outros softwares.

Para tal, fez-se uma busca junto ao material técnico disponível referente a cada um dos softwares e, a partir deste material, as informações coletadas foram repassadas para os respectivos campos da tabela previamente selecionados. Concluído o preenchimento, as tabelas foram enviadas para os seus respectivos representantes para que cada um pudesse verificar o conteúdo e retornasse com o seu aval. Caso alguma empresa sentisse necessidade de incluir algum novo item, este era inserido e devolvido. Quando havia inclusão de novos itens eles eram repassados às demais empresas para que estas verificassem se ele era também contemplado pelo seu programa.

Com esta tabela, esperamos ter ajudado aos futuros usuários na escolha de seu software, seja através destas informações aqui descritas ou ainda por despertar o senso crítico quando da análise da comparação. Caso ainda necessite maiores informações sobre cada um dos produtos aqui apresentados, consta na primeira linha desta tabela as empresas responsáveis pelos produtos com os seus respectivos endereço e telefone para contato.


clique na imagem para amplia-la

Pesquise no Portal www.mundogeo.com outras tabelas já publicadas em edições anteriores.

Wanderley Kampa Ribas
Engenheiro Cartógrafo
wanderley@esteio.com.br

Jose Alexandre Ferreira da Silva
Engenheiro Cartógrafo
alexandre@esteio.com.br