Rumo ao futuro dos levantamentos topográficos

O marketing como diferencial no mercado dos levantamentos topográficos

Antes de qualquer coisa, é um prazer poder voltar a InfoGPS como articulista, e discutir com os leitores desta vez alguns aspectos e dicas de Marketing para empresas e profissionais da área de levantamentos.

Ultimamente tenho conversado em campo com muitos profissionais direta ou indiretamente ligados à área de levantamentos, e é claro que todos os assuntos convergem para a situação atual do mercado. As reclamações sobre a falta de serviços, da concorrência desleal (se é que existe a leal) e da falta de qualificação dos profissionais são as mais comuns. Porém, é muito raro alguém citar algumas estratégias realmente eficazes para os dias de hoje em nosso segmento, principalmente usando o marketing para diferenciação. Enquanto muitas empresas e profissionais se preocupam com o estado da arte da tecnologia, outras simplesmente ficam horrorizadas de ouvirem falar em negociações com os contratantes que sempre envolvem custos, disponibilidade de equipes e equipamentos, acertos financeiros, prazos de execução e imprevistos no decorrer do período dos trabalhos. Então como pensar em marketing com essa divisão? Ou ainda como visualizar somente o lado de um, ou o lado de outro?

Vamos analisar alguns aspectos baseados em uma perspectiva de marketing. A tecnologia é ao mesmo tempo uma praga e uma dádiva para profissionais e empresas ligados à área de Topografia e Geodésia. Uma dádiva porque pequenas equipes utilizando equipamentos como Estações Totais e GPS podem executar grandes levantamentos de precisão que são na maioria das vezes, extremamente complicados. Uma praga, porque quaisquer pessoas não habilitadas podem comprar um equipamento completo de GPS e tentar realizar trabalhos com alta precisão sem realmente conhecer ou saber o que estão fazendo. Portanto, estamos diante de uma oportunidade de ouro para diferenciação, que é o georreferenciamento de imóveis rurais, pois a qualidade e responsabilidade de execução, a especialização e a habilitação dos profissionais são condições imprescindíveis para tal. Assim, devemos mostrar aos nossos clientes que um profissional de levantamentos não é somente aquele que vem passando por testes diários para comprovar as suas qualificações, é também aquele que tem muita experiência, que é o mais importante recurso que o profissional pode trazer consigo. É ela que ajuda na visão geral para a definição do melhor tipo de levantamento a ser executado e com o melhor equipamento, e ainda determina com segurança as interpretações e análises dos resultados obtidos em campo.

"Estamos diante de uma oportunidade de ouro para a diferenciação, que é o georreferenciamento de imóveis rurais. A qualidade, responsabilidade, especialização e habilitação são imprescindíveis"

Ampliando campos

Precisamos distribuir essa mensagem em todo e qualquer trabalho, para clientes e se possível para a comunidade relacionada em áreas afins. Devemos demonstrar tudo isso com campanhas, iniciando com as entidades de classe ou associações locais. Com isso, encontraremos aliados também em comunidades da Engenharia que estarão aptos a pulverizar as qualificações dos profissionais, bem como as vantagens e técnicas de utilização dos equipamentos. Através do trabalho em conjunto pode-se mostrar aos clientes que usando os melhores talentos nos levantamentos e na Engenharia, os trabalhos serão feitos corretamente na primeira vez, eliminando o fantasma de retorno ao campo. Completando esse processo, os caminhos a serem seguidos são exatamente os do topógrafo tradicional: andar por toda a área para conhecimento e pensar o que será feito distribuindo o melhor produto profissional que puder.

Deverão ser mostrados também aos clientes que as equipes de topografia combinam o bom senso tradicional nos levantamentos com a tecnologia de hoje e do futuro. Fazer marketing é um trabalho realmente especial. Bem planejado pela empresa ou pelas equipes pode oferecer o máximo de confiança possível nos levantamentos. Seria muito importante então que nos materiais de promoção da empresa como folders, curriculum e acervo técnico, constem os caminhos para formação dos times de campo e escritório. É necessário colocar publicidade na tecnologia, mas principalmente nas pessoas.

Vemos então que as ferramentas de marketing para a empresa por meio de sua equipe e tecnologia aplicada podem ser realmente o ponto chave para novos negócios e oportunidades nunca antes alcançados para aumentar o leque de especialidades da empresa, como o mercado hoje está ditando.

O mundo está mudando e os levantamentos estão se movendo ao longo dele. Certifique-se se os seus clientes respeitam seus padrões profissionais tanto quanto você.

Fernando Cesar Ribeiro
Engenheiro Civil, Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é Gerente de Produtos da Comercial e Importadora WILD, revenda autorizada Leica Geosystems
fribeiro@wildcomercial.com.br