O Open Geospatial Consortium (OGC) acaba de anunciar a formação de um grupo de trabalho que se encarregará de desenvolver padrões para realidade aumentada, chamado de OGC ARML 2.0 SWG. Este grupo será composto por vários especialistas do setor, stakeholders (todas as partes interessadas no projeto), e outras organizações de desenvolvimento de padrões.

O ARML (Augmented Reality Markup Language) 1.0 é um formato de dados XML para aplicações de RA, com foco no mapeamento georreferenciado,  Pontos de Interesse (POIs)  e seus metadados. Este formato foi definido em 2009 e desenvolvido pelos criadores do navegador Wikitude World.

O programa de trabalho para o OGC ARML 2.0 SWG está expandindo a definição do ARML 1.0 de diferentes formas, permitindo a modificação dinâmica das propriedades, manipulação de eventos, visualizações em 3D, representação de áudio e também incluindo monitoramento de áudio.

Os membros do grupo de trabalho do ARML 2.0 são profissionais ligados a Universidade de Feng Chia, de Taiwan; Universidade de Huntsville, Estados Unidos; CACI; Wikitude e Universidade de Salzburgo, Áustria.

Para mais informações técnicas sobre o AMRL 2.0, acesse o link https://portal.opengeospatial.org/files/?artifact_id=45439.

A primeira reunião oficial do grupo aconteceu esta semana, no encontro do Comitê Técnico do OGC, em Boulder, nos Estados Unidos.

Conecte-se à rede social GeoConnectPeople.