Uma transação concretizada no início desta semana trouxe novidades ao mercado brasileiro de geotecnologias. A aquisição da empresa CharPointer pela Bentley Systems mostra que as grandes companhias globais estão de olho nas oportunidades de crescimento no Brasil.

Bentley Systems, empresa especializada em soluções de software para infraestrutura, anunciou na terça-feira (12/3) a aquisição da CharPointer,  desenvolvedora do Topograph, software para processamento de dados topográficos, cálculo de volumes, projetos viários e elaboração de notas de serviço.

João Rocha - Bentley Systems
João Rocha, Diretor de Vendas da Divisão Geoespacial e de Transportes da Bentley Systems

João Rocha, Diretor de Vendas da Divisão Geoespacial e de Transportes da Bentley Systems, conta em entrevista exclusiva ao MundoGEO que esta aquisição faz parte das ações da empresa para cumprir a meta de dobrar o faturamento no Brasil até 2015. “Somente por conta da aquisição da CharPointer vamos crescer em 25% o faturamento este ano no Brasil”, comemora.

De acordo com Rocha, a Bentley tem um crescimento orgânico,  que acontece naturalmente, mas somente com isto as metas não seriam alcançadas. Desta forma, foram identificados alguns aceleradores de crescimento, como a implantação de canais, o aumento da força de vendas e entrega de serviços, e a aquisição de empresas que tivessem sinergia com o negócio da Bentley.

Assim, foi iniciada a busca de uma companhia que tivesse sinergia com o negócio da Bentley. Todo o processo de negociação em torno da aquisição da Char Pointer levou cerca de um ano. Segundo Rocha, a integração da equipe será feita de maneira suave, e por isso mesmo a Bentley está buscando um novo escritório para acomodar as duas equipes e também os novos funcionários que estão sendo contratados.

Topograph agora é BentleyTopograph

Apesar da aquisição da CharPointer, o software Topograph continuará com a mesma denominação e vai fazer parte, a partir de agora, do portfólio da Bentley. Segundo a companhia, os maiores beneficiados serão os clientes de ambas as empresas, já que os usuários do Topograph terão fácil acesso às soluções para infraestrutura da companhia norte-americana, e por outro lado os usuários Bentley vão acessar um software desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, com base na experiência real de campo.

Dentre os ganhos para os usuários do Topograph, Rocha comenta que o software vai contar com as ferramentas já consagradas da Bentley no mercado, como por exemplo as aplicações mobile. Além disso, os usuários podem esperar, de cara, a integração com outras soluções, como processamento de nuvens de pontos, gerenciamento de documentos, etc., e também vão se beneficiar do esquema de licenciamento da Bentley, no qual o usuário só paga por aquilo que utiliza.

Segundo Rocha, o setor de georreferenciamento de imóveis rurais também é importante para a Bentley, já que o Topograph conta com ferramentas para esse tipo de operação. “Por outro lado, a Bentley tem outros produtos que podem ajudar. Por exemplo, um Instituto de Terras pode se beneficiar também do Bentley Map na produção de cartografia, e usar o ProjectWise para a gestão eletrônica de documentos”, conclui.

A aquisição abre novas portas também para o Topograph, já que ele poderá ser traduzido para outros idiomas e introduzido em outros países, com possibilidades de expansão para o mundo todo. Segundo Rocha, o plano é primeiro a consolidação no Brasil, para depois alcançar o restante da América Latina e posteriormente outras regiões.

Quanto à consolidação no Brasil, com a aquisição a Bentley passa a contar com a parceria de empresas revendedoras do Topograph em 20 estados brasileiros, o que abre novas oportunidades de expansão. Além do Topograph, os revendedores poderão oferecer também outras soluções Bentley.

Desenvolvimento local

Segundo Rocha, o maior ganho para a Bentley é passar a contar, a partir de agora, com uma equipe de desenvolvimento no Brasil, que estará em contato direto com as demandas locais. Hoje, o desenvolvimento de softwares da Bentley é feito em vários países, como Estados Unidos e Índia, mas agora terá também uma equipe trabalhando muito próxima dos clientes brasileiros, o que dará mais flexibilidade e agilidade à adaptação das soluções, permitindo mudar ou acrescentar informações nos softwares. “Isto permitirá a ‘tropicalização’ dos produtos”, comemora Rocha. Paulo Roncada, fundador da CharPointer, vai integrar a equipe da companhia norte-americana como Diretor da Bentley Software.

Novas aquisições

Rocha informa que a estratégia de crescimento da Bentley no Brasil conta ainda com a aquisição de outras empresas do setor de geotecnologia. “Estamos avaliando outras empresas e em breve teremos novidades”.

Além do Brasil, a Bentley também está otimista com o crescimento em outros países da América Latina. Por isso, conta com escritórios no Chile, Colômbia e México.