O IBGE disponibiliza hoje (31/10), no seu portal na internet, imagens de Tocantins, ortorretificadas e mosaicadas, obtidas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS.

As imagens ortorretificadas e os recortes por folhas 1 : 100 000 dos ortomosaicos estão disponíveis em formato GeoTIFF na página do IBGE, por meio do link ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_orbitais/. Pode-se obter mais informações sobre esse produto clicando aqui.

Acervo faz parte do projeto BC100

O acervo de imagens disponibilizadas faz parte do projeto “Base Cartográfica 1:100.000” (BC100), que foi concebido para dar à sociedade acesso às imagens ortorretificadas, ortomosaicos e cartas-imagem de diversas unidades da Federação. A proposta é atender à demanda por informações atualizadas e compatíveis com a escala de representação 1:100.000.

As imagens ortorretificadas passam por um processo de correção em relação a diversas deformações geométricas, causadas por diferentes fatores, como o ângulo de aquisição da imagem, o relevo, a curvatura e a rotação da Terra. O processo de mosaicagem reúne um conjunto de cenas AVNIR-2 ortorretificadas que são recortadas e montadas para cobrir toda a área correspondente ao recorte de uma folha topográfica. Para conferir uma aparência que facilite a visualização e a interpretação dos elementos, os mosaicos foram realçados.

O acervo disponibilizado hoje contém imagens ortorretificadas e ortomosaicos que cobrem a totalidade do território de Tocantins, o que corresponde a 127 folhas de mapeamento sistemático terrestre.

Imagens de satélite têm 10 m de resolução espacial

O sensor AVNIR-2 produz imagens com resolução espacial de 10 metros, em quatro bandas do espectro, correspondentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. As imagens utilizadas foram adquiridas entre os anos de 2006 e 2010, sendo 91% delas nos anos de 2009 e 2010.

Fonte: IBGE


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO por 1 ano com 50% de desconto e ganhe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!