Faleceu nesta semana, aos 80 anos de idade, Roger Tomlinson, uma das figuras mais importantes das ciências geográficas.

Nascido em Cambridge , em 1933 , o seu trabalho como Geógrafo em algumas das mais prestigiadas universidades do mundo levou-o a fazer parte do projeto de Sistema de Informação Geográfica do Canadá, primeiro SIG digital produzido no mundo.

padregis 300x210 Faleceu Roger Tomlinson, o Pai do GIS

Depois de fazer parte de uma inovação tecnológica tão relevante, precursora do que conhecemos hoje como SIG, Roger Tomlinson continuou na pesquisa geográfica e trabalhando em empresas de consultoria no mundo inteiro, e para as organizações sem fins lucrativos.

Ele também foi presidente da comissão da União Geográfica Internacional de GIS por 12 anos, e foi pioneiro na defesa da transparência e disponibilidade de dados geográficos mundiais, como o presidente do Banco de Dados do Projeto de Planejamento IGU global em 1988. Ele também foi presidente da Associação de Geógrafos Canadenses.

“Para a Esri, e particularmente para o nosso Presidente , Jack Dangermond , Roger Tomlinson sempre foi um professor, uma inspiração e um amigo , por isso a Esri Espanha demonstra suas condolências com seus familiares, amigos e pessoas mais próximas a ele neste dia triste, e temos de compartilhar com todos algumas de suas entrevistas, vídeos e pensamentos, para que possamos aprender com ele”, informou uma declaração da Esri Espanha.

Fonte: Esri España