Aprenda a criar mapas usando o plugin Esri Maps for Office

Agência Nacional de Petróleo (ANP) fornece diversos dados técnicos que são utilizados por corporações e profissionais do setor de Óleo e Gás, devido à sua importância para os estudos de áreas das bacias sedimentares, onde há probabilidade de conter petróleo e gás natural. Quando estes dados têm o critério espacial de localização, é possível estudar e entender fenômenos que se distribuem no espaço, perceber a proporção, relacionar os dados e fenômenos, criar modelos e gerar diferentes análises sobre eles.

Para facilitar o trabalho dos usuários de dados geo- gráficos, a Esri criou o Esri Maps for Office, um plugin que permite criar rapidamente mapas dinâmicos e interativos dos seus dados do Excel e explorá-los de uma maneira completa. Para adquirir o plugin, acesse www.esri.com/software/arcgis/arcgisonline/apps/download. Para usar o Esri Maps for Office, basta o usuário ter uma conta criada no ArcGIS Online. Lembrando que, se o usuário tem a manutenção da licença ArcGIS em dia, ele tem direito a uma conta no ArcGIS Online e a 100 créditos anuais para realizar diversas análises.

Para adquirir os dados sobre Óleo e Gás, você deve acessar o site da ANP  ou o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP . Para esse tutorial, usaremos dados culturais de Exploração e Produção. Entrando no site do BDEP, selecione a opção “Poços” na coluna esquerda da página e, em seguida, em “Poços disponíveis”. Clique na planilha mais atualizada e faça o download dos dados. Localize-os e abra a tabela do Excel.

Quando os dados carregarem no Excel, visualize as informações dos mesmos e note que, nesse caso, os dados culturais terão os campos de “Latitude” e “Longitude”, os quais serão usados para espacializar as informações no mapa.

Quando falamos em transformar os dados do Excel em dados espaciais, nós estamos utilizando dois conceitos geográficos, a Espacialização e a Geocodificação. De acordo com a Esri, o primeiro é a transformação dos dados não espaciais em representações espaciais com base em um ou mais pares de coordenadas, por exemplo: x e y (Latitude e Longitude). Já o segundo conceito diz respeito à transformação de dados de endereço postal em dados espaciais.  Nesse caso, faremos a espacialização dos dados do BDEP no mapa.
Dando sequência à demonstração, na barra de ferramenta no Excel terá uma aba chamada “Esri Maps”. Clique nela e logo após escolha a opção “Entrar”. O programa pedirá sua conta e senha do ArcGIS Online (AGOL) para poder gerar seus dados geográficos e análises espaciais.

Explore a barra de ferramentas do Esri Maps for Office. Ao clicar em “Inserir Mapa”, você verá um visualizador de mapas com o mapa topográfico da Esri. Se desejar, mude o mapa clicando em “Mapa Base”.

Clique em “Adicionar Dados do Excel” para ter acesso ao mecanismo de espacialização e geocodificação do Esri Maps for Office. Após, clique em “Tabela ou Intervalo Nomeado”, selecione o intervalo (uma dica é clicar na célula em branco acima da linha 1 e à esquerda da coluna A, como apontado na figura pela seta vermelha) ou selecione apenas o intervalo de interesse e aceite o intervalo, clicando em “ok”.

Mudando a configuração da janela, selecione a opção “Latitude, Longitude” como indicado na figura abaixo. Clique em “Próximo” e no campo “Latitude (Y)” preencha o campo com a coluna da tabela equivalente às latitudes dos dados.

Faça o mesmo para o critério de “Longitude (X)”, escolhendo o campo referente à longitude e selecione a opção”Adiciona”. Pronto, quando finalizar o comando criado, os dados já estarão espacializados no mapa. Você pode clicar em alguns pontos no mapa para ver as informações contidas em cada um deles.

Ainda que você esteja no Excel utilizando o Esri Maps for Office, é possível alterar algumas configurações dos seus dados na barra de ferramentas, como agrupar os dados, mudar o estilo dos pontos, gerar análises de densidade e responder questões pertinentes ao seu negócio.

Clicando em “Agrupar”, altere os pontos de poços no seu mapa na aba “Estilo” para o tipo que achar mais adequado. Você pode escolher se deseja reunir algum tipo de critério dos dados. Selecione a coluna (no tutorial faremos o agrupamento por Bacias, que é referente a uma das colunas dos dados da ANP). Clique em “Ok” para gerar o agrupamento dos dados no mapa. Agora os dados estão associados por Bacias separados por cores.

Além disso, você também pode compartilhar essa camada gerada no Esri Maps for Office para que ela seja usada no portal da sua corporação, em outras análises ou ainda relacioná-la a outros dados.

Para fazer isso, clique em “Compartilhar” na barra de ferramentas. Nessa opção, você tem a possibilidade de compartilhar apenas a camada criada através dos dados da ANP, ou seja, a feição de pontos com as informações, ou ainda compartilhar as camadas anexadas ao mapa. Você também pode colocar esse mapa com dados em uma apresentação de PowerPoint criando um slide, ou pode apenas criar uma imagem.

Neste tutorial, compartilharemos o mapa para abrirmos no AGOL. Clique em “Compartilhar Mapa”e preencha os campos da janela que abrirá com informações sobre o conteúdo do seu mapa. Escreva o título, coloque tags que relacionem o conteúdo do mapa e crie uma descrição. Se o mapa apresentar conteúdo confidencial ou que seja restrito apenas para alguns grupos, selecione somente os grupos da sua organização que você preferir. É possível também compartilhar o conteúdo com todos os usuários do AGOL, habilitando a opção “Todos (Público)”. Clique em “Próximo” para continuar. Vá até a opção da camada criada (nesse caso: “Camada do Excel”) e clique em “Compartilhar Mapa”. Aguarde pela confirmação do compartilhamento.

Você pode acessar o mapa no AGOL clicando sobre o “Visualize o mapa compartilhado”, ou acessar o site www.arcgis.com e entrar na conta da sua organização com o usuário e senha. Após entrar no portal da empresa, acesse os seus conteúdos gerados, na aba “Meu conteúdo”. Localize o mapa compartilhado no seu conteúdo e clique sobre ele para abrir.

Quando abrir a nova janela do AGOL, você verá o mapa com a camada de dados da ANP que foi compartilhada no Excel. No mapa você pode ver a legenda, editar, adicionar mais dados nessa camada do Excel ou, ainda, adicionar outras camadas com novas informações. Além disso, você também pode executar análises, resumir dados, encontrar locais, enriquecer os dados, analisar modelos, utilizar proximidade e gerenciar seus dados.

As tabelas usadas da ANP foram um exemplo para esse tutorial, porém a sua organização pode espacializar qualquer tipo de dados tabulares que você quiser, como por exemplo: dados de coleta de campo e dados da localização dos ativos.

Tendo o mapa e o conteúdo de dados da sua corporação no AGOL, você pode criar painéis de controle com indicadores, criar aplicativos de mapas e relatórios, fazer o download dos dados para as outras extensões como 3D, Spatial Analysis, entre outras diversas funcionalidades da Plataforma ArcGIS.

 Bruna C. Mazzeo
Oil & Gas Industry Solution
oleoegas@img.com.br