Conheça as principais finalidades do Laser Scanning 3D – Parte 1

Com o Laser Scanning 3D, temos um “clone” da realidade permitindo identificar detalhes nunca antes possíveis. Estudos, projetos e pesquisas realizadas com dados obtidos do Laser Scanner têm garantia de maior nível de detalhes e, consequentemente, o produto elaborado a partir deles pode ser mais rico e assertivo.

Através do dado mais básico do Laser Scanning 3D, que é a Nuvem de Pontos em três dimensões, podemos executar modelagens (2D ou 3D) ou a extração de informações que visam atender uma determinada finalidade. Basicamente, o objetivo se classifica em três níveis de detalhes: As Built, As Is e As Found.

As Built: Como Construído

Tem como objetivo extrair informações da realidade para identificar como foi construído um determinado elemento e as divergências básicas em relação ao projeto.
• Exemplo 1: Numa indústria será necessário realizar um estudo de layout. Os pilares da estrutura, quando da sua construção, podem ter tido suas dimensões alteradas, ou ainda reposicionados para facilitar algum processo construtivo. Com o escaneamento teremos a nova posição e dimensão do pilar, porém, se ele possui alguma flambagem, torção ou variação das dimensões, estas variações não são importantes para o objetivo que é o estudo de layout e, portanto, no as built elas não são registradas. O pilar aparecerá como um sólido ou superfície de seção regular, posicionado no espaço conforme a Nuvem de Pontos 3D, podendo estar inclusive fora da vertical, caso a sua inclinação seja significativa para o objetivo do layout.

• Exemplo 2: Num levantamento arquitetônico para a realização de uma reforma, as paredes poderão ser modeladas na vertical, mesmo que elas estejam fora de prumo ou com curvatura de alguns milímetros. A parede reta e vertical facilitará o entendimento para a elaboração da reforma, não trazendo consequências técnicas para a reforma da edificação.

As Is: Como está

Tem como objetivo mostrar as deformações de um elemento para uma análise estrutural ou mesmo para um projeto onde o encaixe de uma peça tenha que ser próximo do perfeito. A deformação identificada no as is pode ter ocorrido ao longo do tempo ou mesmo por variações na construção. O modelo gerado no as is é mais fiel à realidade do que o as built.

• Exemplo 1: Um tanque cilíndrico que foi construído há algum tempo, hoje possui deformações em virtude de desgaste e uso. Ele não possui mais uma seção regular como um círculo e sua dimensão sofrerá variação gerando um modelo irregular. Isso permitirá identificar em que local o tanque sofreu mais deformação e analisar se é o momento de realizar alguma manutenção preventiva para reforçar sua estrutura e evitar maiores deformações.

• Exemplo 2: Entre dois edifícios comerciais já construídos será implantada uma estrutura metálica com cobertura de vidro. Um menor tempo de construção é necessário para reduzir o impacto no comércio. As peças metálicas, assim como os vidros, precisam ser fabricadas para a montagem no espaço existente, evitando ajustes que consomem muito tempo. Ao longo do vão, as variações nas dimensões e detalhes nas fachadas precisam ser considerados, assim como a falta de verticalidade, pequenos dentes nas paredes, desníveis, etc.. O modelo que representará a parede será irregular.

As Found : Como encontrado

Muito similar ao as is, mas não se limita a um único elemento. A composição de vários elementos num ambiente, e como eles estão entre si caracteriza o as is.
• Exemplo 1: Numa fortaleza que é patrimônio histórico, existem paredes em ruínas espalhadas no ambiente. A parede não foi construída desta forma, portanto não é as built. A parede não está mais na forma de uma parede e, portanto, não é as is. O levantamento mostrará esta situação e permitirá ao projetista do restauro decidir se a parede será reconstruída ou mantida como está para ilustrar algum evento.

• Exemplo 2: Num sambaqui foram encontrados vários sepultamentos e a posição deles no espaço é informação importante para a pesquisa. O estado que se encontram as composições ósseas, assim como sua posição espacial, é muito relevante. Ao avançar a escavação, as estruturas poderão se desmontar, impedindo que estudos sejam feitos. Com o registro através do Laser Scanning 3D, podemos a qualquer momento obter informações métricas no espaço.

É muito importante que seja definido desde o orçamento se o objetivo é As Built, As is ou As found, pois o nível de detalhes em campo e na modelagem são fatores que importam muito no tempo do trabalho e consequentemente no seu custo.

Rovane Marcos de França
Professor de Geodésia do IFSC e Consultor da Vector Geo4D. Mestre em Infraestrutura e gerência Viária, Engenheiro Civil, Técnico em Geomensura e Técnico em Estradas, possui experiência no tema Levantamentos com Laser Scanner há 6 anos em diversas aplicações, usando vários softwares de processamento e modelagem de nuvem
de pontos.
rovane@vector.agr.br