Iniciativas aliam grandes quantidades de dados com análises e informações geoespaciais

Por Wilson Anderson Holler*

Muitas pessoas no mundo disputam com a fome, a insegurança alimentar, a pobreza e as ameaças para a sua subsistência. Em resposta, o Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR, sigla em inglês), uma organização que coordena uma pesquisa agrícola internacional, criou o projeto RTB (Raízes, Tubérculos e Bananas) para segurança alimentar e programas de renda, que identifica áreas ameaçadas e destaca as oportunidades para melhorar as condições agrícolas. O principal objetivo do projeto é buscar soluções para o problema da fome no mundo através de uma compreensão das tendências geográficas nas causas da insegurança alimentar. O CGIAR é uma parceria global dedicada a reduzir a pobreza rural, aumentar a segurança alimentar, melhorar a saúde e nutrição humana, e assegurar uma gestão mais sustentável dos recursos naturais.

O projeto RTB, do CGIAR, é uma pesquisa colaborativa para: o monitoramento da biodiversidade da batata; o uso de Sistemas de Informações Geográficas para a avaliação de doenças da banana; um sistema de apoio à decisão multicritério para a definição de prioridades em culturas; um banco de dados aberto de ensaios e avaliações; e um atlas digital chamado RTBMaps. Desenvolvido como uma plataforma crowdsourcing científica, o RTBMaps, identifica as áreas prioritárias para diversas culturas. Ele agrega mapas individuais que mostram a distribuição das culturas, áreas desabitadas, áreas de pragas e doenças, e dados socioeconômicos. Cientistas e interessados podem acessar o sistema online e optar por sobrepor as camadas específicas. O CGIAR trabalha prioritariamente na África, mas o RTBMaps também possui dados de outros continentes e países como o Brasil.

Glenn Hyman, pesquisador sênior do Centro Internacional de Agricultura Tropical, em Cali, na Colômbia, diz: “Os centros de pesquisa, como o nosso, estão passando por nossa própria literatura para encontrar todas as aplicações de dados e conhecimentos que têm uma dimensão geográfica. A iniciativa RTB é uma maneira muito útil para compartilhar nossos trabalhos e olhar para além de nossos padrões de interesses”. Hyman diz que os cientistas em seu centro estão pesquisando maneiras de prevenir a dispersão de cochonilhas para que não danifiquem as colheitas. Usando o RTBMaps, pesquisadores combinaram um mapa mostrando a alta aptidão para a cochonilha com outro mapa da distribuição atual de produção de mandioca na Ásia, destacando as áreas onde medidas de prevenção devem ser tomadas. No RTMaps está disponível uma aplicação chamada “Siempre” que utiliza a análise de decisão multicritério para apoiar a segmentação geográfica de intervenções no melhoramento das culturas do projeto. Essa aplicação é utilizada para avaliar soluções alternativas utilizando o “Processo de Análise Hierárquica” conhecido como AHP. O aplicativo também extrai informações de redes sociais, incluindo vídeos, tweets e posts, para enriquecer a compreensão dos cientistas sobre as culturas.

Iniciativas como essa também estão presentes no Brasil, como o Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil). O sistema, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, dispõe de interface web para visualização, análise e gestão da informação geoespacial e possibilita gerar consultas dinâmicas, auxiliando processos de tomada de decisão relacionados à agricultura. Os dados organizados e a disponibilização pela internet, utilizando padrões e normas internacionalmente adotados, favorecem a interoperabilidade de conteúdo e serviços, possibilitando uma visão geral e integrada do potencial agropecuário, da escala municipal à nacional. O SomaBrasil foi utilizado, por exemplo, para mapear os municípios em situação mais crítica em relação a oferta d’água para relacionar com os estágios de desenvolvimento das plantas.
O sistema é consultado por pesquisadores, gestores, analistas, consultores ambientais e estudantes de graduação e pós-graduação, além de ser ferramenta frequente para instituições públicas e privadas que necessitam dessas informações. Atualmente, estão cadastrados mais de cinco mil usuários do Brasil e de mais de 20 outros países. Todos os cruzamentos dos mais de quatro milhões de registros geram mapas dinâmicos, sobrepostos em uma mesma plataforma. Desde 2013, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) é um dos principais usuários governamentais do SomaBrasil, utilizado para o apoio à tomada de decisão e ao direcionamento de políticas públicas já estabelecidas, como o zoneamento agrícola de risco climático e o seguro rural.

Ambos os projetos (RTBMaps e SomaBrasil) motivam e incentivam novas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Essas bases de conhecimento espacializado tornam as informações sobre a agricultura mais acessíveis a todos.

Saiba mais sobre o RTBMaps no vídeo: https://goo.gl/01ogMo
Saiba mais sobre este mapeamento em: http://goo.gl/1g7wfq

Wilson Anderson Holler
Engenheiro Cartógrafo, Esp. (UFPR), Supervisor de equipe na Embrapa Gestão Territorial
wilson.holler@embrapa.br