Você já parou para pensar que vivemos imersos em uma “cultura da conectividade”? Em nossas vidas, muita coisa mudou nos últimos anos. Quem vive nos grandes centros urbanos, sabe que hoje é quase impossível viver “desconectado”. Seja para se deslocar, marcar encontros, se informar, fazer pesquisas, buscar lugares, conversar com amigos e familiares, enfim, atualmente não se pensa mais em produtividade sem conexão em tempo real, o tempo todo! Agora, chamo a atenção para um ponto extremamente importante desta cultura da conectividade: somos todos alunos, afinal, quem pode dizer que nunca observou a relação quase “simbiótica” entre as crianças e a tecnologia?

Pois é amigo leitor, temos que cuidar para não sermos “engolidos” pela novas gerações. Mas acredito que este raciocínio é válido para qualquer instância de nossas vidas, pois todos temos o que ensinar e o que aprender.

Falando especificamente dos nossos ambientes educacionais, parece-me que ainda há uma lacuna muito grande entre esta cultura da conectividade – na qual todos fazem parte – e estes espaços.

Não estou aqui para criticar os padrões de ensino que utilizamos, pois sou professor de Geografia no ensino fundamental e conheço um pouco a realidade de nossas instituições de ensino. Entretanto, quando entramos num ambiente educacional, seja ele escolar ou universitário, parece que damos um salto temporal para trás, pois o tradicionalismo permanece muito forte neste contexto. Claro, eu estou falando de uma transformação profunda, que deve obrigatoriamente vir acompanhada de outras mudanças dos sistemas educacionais, sobretudo no Brasil.

Atualmente, temos à disposição vários instrumentos que facilitam a vida dos professores e educadores, principalmente para o ensino de Geografia, e grande parte deles são tecnológicos. Este é exatamente o objetivo principal da matéria de capa desta edição, elucidar os educadores quanto ao potencial que está à disposição para ser utilizado dentro das salas de aula.

Ensinando e aprendendo

Durante os eventos MundoGEO#Connect e DroneShow, o que mais se vê é a troca de experiências e o intenso intercâmbio de informações. Nos auditórios, os “dois lados” se encontram – especialistas e usuários – tornando ainda mais intenso este processo de aprendizagem. Portanto, você que é participante, aproveite ao máximo estes momentos para colher bons frutos e tornar o seu trabalho e a sua vida mais produtivos. Desdobre esses ensinamentos e experiências para ter o melhor proveito possível!

Num grande evento como este, mil e uma oportunidades aparecem, através de novos negócios e até mesmo de conversas informais. Queremos que você participe da feira, dos cursos e seminários em São Paulo (SP), pois temos certeza de que estar presente de “corpo e alma” pode ser um momento único para criar novas oportunidades e “abrir a cabeça” para o novo.

 

Alexandre Scussel
Geógrafo (UFPR) e Técnico em Informática. Editor do Portal e Revista MundoGEO, Coordenador Técnico dos Seminários Online e do Evento MundoGEO#Connect LatinAmerica
editorial@mundogeo.com