Por Gustavo Bueno Lelli

Você sabia que algumas das mais célebres figuras da história dos Estados Unidos da América estão relacionadas com a Agrimensura?

Além de ter um grande apelo cultural na sociedade americana, e ser muitíssimo conhecido por suas proporções gigantescas no mundo inteiro, aparecendo em diversas produções como seriados e filmes, o Monte Rushmore nos Estados Unidos, guarda uma das mais curiosas histórias do mundo da Agrimensura, onde três dos quatro presidentes americanos esculpidos no monumento, em algum momento de suas vidas trabalharam com serviços de agrimensura.
O Monte Rushmore está localizado no município de Keystone, no estado de Dakota do Sul, e foi construído pelo escultor americano Gutzon Borglun (1867-1941), que também idealizou o projeto de homenagear quatro dos mais famosos presidentes da história dos Estados Unidos da América, sendo eles, George Washington (1732-1799), Thomas Jefferson (1743-1826), Abraham Lincoln (1809-1864) e Theodore Roosevelt (1858-1919).
Dos presidentes americanos homenageados na escultura, o único que nunca se envolveu diretamente com trabalhos na área de Agrimensura foi Theodore Roosevelt, que antes de se envolver com política, durante longo período de sua vida foi militar de carreira no Exército Americano.

 

Este artigo é parte da MundoGEO 86, edição mais recente da revista que já está disponível publicamente no Portal MundoGEO. Acesse e veja esse artigo na íntegra ou leia logo abaixo.

 

Veja aqui como assinar a revista MundoGEO na versão impressa!