Atividades serão realizadas no Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Prazo de inscrição termina em 31 de janeiro

Uma Bolsa da Fapesp de Treinamento Técnico nível quatro (TT-4) é oferecida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Tecnologia GNSS no Suporte à Navegação Aérea.

bolsa para trabalhar com geodesia 300x168 Fapesp oferece bolsa para treinamento em Geodésia e NavegaçãoAs atividades serão realizadas no Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o prazo de inscrição termina em 31 de janeiro de 2019. O INCT tem apoio da Fapesp e do CNPq.

O projeto aborda o uso de sistemas de posicionamento por satélites (GNSS) para a navegação aérea, que constitui uma tendência mundial na atualidade e será a principal tecnologia adotada no futuro para a determinação de posição das aeronaves em todas as fases do voo.

O candidato para a oportunidade deverá dar suporte em atividades como: análise e coleta de requisitos do projeto; treinamento para entendimento das funcionalidades dos equipamentos e sistemas GNSS; configurar e realizar manutenção dos equipamentos GNSS e computadores; preparar, organizar e instalar equipamentos (receptores e computadores); e desenvolvimento de aplicativos e atividades de coleta, processamento e análise dos dados GNSS e redação de relatórios.

Os interessados pela vaga devem enviar e-mail com currículo para o coordenador do projeto, o professor João Francisco Galera Monico (galera.monico@unesp.br). Haverá entrevista via Skype ou pessoalmente nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2019. Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2569.

O bolsista selecionado de TT-4 receberá Bolsa Fapesp para treinamento técnico no valor de R$ 3.021,60 sem vínculo empregatício, por dois anos, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Aceita-se um período de dedicação semanal em home office. Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Com informações da Agência Fapesp

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Instagram Imagem Post B2 300x300 Fapesp oferece bolsa para treinamento em Geodésia e NavegaçãoAlinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: NASA