Projeto constitui etapa essencial ao estudo dos riscos de inundações costeiras, associadas aos eventos meteorológicos extremos e à elevação do nível médio do mar

comandante da base de hidrografia cmg carvalho recebe equipe do ibge 300x225 Base da Marinha recebe equipe do IBGE para atualização geodésicaA Base de Hidrografia recebeu, nos dias 26 e 27 de março, equipes da Coordenação de Geodésia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo servidores das Gerências de Geodésia das Unidades Estaduais do IBGE, que desenvolveram atividades de nivelamento geométrico de precisão científica, no contexto da atualização de conhecimentos dos operadores de níveis geodésicos digitais, nos procedimentos de coleta e no processamento de dados altimétricos.

As medições realizadas também atenderão ao controle geodésico da estação maregráfica da Ponta da Armação e sua vinculação à Rede Geodésica de Referência Costeira (RGRC), que vem sendo estabelecida pelo IBGE como elemento fundamental dos desenvolvimentos metodológicos necessários ao projeto de integração entre os níveis de referência batimétricos e altimétricos (ALT-BAT).

O projeto constitui etapa essencial ao estudo dos riscos de inundações costeiras, associadas aos eventos meteorológicos extremos e à elevação do nível médio do mar.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram Imagem Post B1 300x300 Base da Marinha recebe equipe do IBGE para atualização geodésicaOs conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação