A Comissão Européia (CE), órgão executivo da União Européia (UE), assinou contrato de subvenção de 1,5 milhões de euros (cerca de R$ 5 milhões) para financiar um projeto de três anos de duração com a organização não-governamental Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), de Belém (PA).

O projeto visa a apoiar atividades de desenvolvimento sustentável na zona de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), ao longo do rio Tapajós, bem como na várzea do rio Amazonas próxima a Santarém, em antecipação ao provável asfaltamento da estrada.

O projeto objetiva fomentar, por meio de um programa de pesquisas, educação e fortalecimento institucional, um modelo alternativo de desenvolvimento que enfatize a gestão do uso do solo, os investimentos em saúde e educação, bem como a melhoria de capacidade de comercialização e o potencial econômico dos mercados emergentes de serviços ambientais. Hoje, a CE contribui com cerca de 46 milhões de euros para a conservação e o desenvolvimento humano sustentável das florestas tropicais brasileiras, promovendo o uso racional dos recursos naturais e investindo em experiências inovadoras de conservação, extrativismo e técnicas científicas e tecnológicas, de maneira que os resultados possam ser transformados em políticas públicas.

A CE é o segundo maior parceiro – em termos de montante financeiro – do Programa Piloto para a Conservação das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), o maior programa multilateral do mundo dedicado à conservação de florestas tropicais.